Pensando em proteger àqueles que estão no topo do grupo de risco da pandemia que atinge o mundo, as casas geriátricas de Venâncio Aires tomaram medidas de prevenção e resguardo dos idosos residentes nesses locais.
No Lar Novo Horizonte, as visitas estão suspensas aos 42 idosos com idades de 69 a 96 anos que residem no local. Para a enfermeira responsável pelo local, Francini Bernardi, o momento é de atenção redobrada! “A higienização do lar foi reforçada e a limpeza dos ambientes está sendo realizada repetidamente durante os turnos. Com acesso livre às dependências da residência somente os funcionários com o uso prioritário de máscaras”, compartilha. Francini destaca também que apenas as atividades individuais foram mantidas. “As coletivas estão suspensas, bem como, os serviços terceirizados que auxiliam nos cuidados estéticos dos idosos. E no refeitório, foi organizada uma escala para evitar a aglomeração dos residentes que já estão recebendo um reforço na alimentação à base de sucos naturais”, relata.
Desde a última segunda-feira, 16, a Prefeitura tem um decreto, que dispõem de medidas de prevenção ao contágio e orientações gerais. Além disse, o Município destaca que idosos acima de 70 anos são orientados a não saírem de casa, não usarem o transporte coletivo em horários de pico, tão pouco, participarem de atividades em grupo. O Comitê de Saúde reforça também a importância do momento e solicita que os familiares busquem impedir o deslocamento desnecessário.
O Residencial Geriátrico Bem-Estar, que atualmente acolhe 15 idosos, iniciou, junto ao grupo de profissionais que atuam na casa, uma adaptação geral no cotidiano dos residentes com cuidados extras, orientações e regras internas e externas. De acordo com a enfermeira responsável, Marisa Petry, a equipe buscou orientar primeiramente colaboradores e familiares reforçando todas as questões de higienização das mãos, lavando muito bem com água e sabão e o uso de álcool gel.
“Dentro das instruções ditadas pelas Secretarias de Saúde – Estadual e Municipal – e órgãos mundiais de Saúde, os funcionários que apresentarem sintomas gripais devem usar máscaras e, havendo um fortalecimento do quadro, o mesmo será afastado pela coordenação e orientado a buscar avaliações médicas. Para os familiares, os horários de visitas permanecem os mesmos e não devem ultrapassar mais do que 15 minutos, evitando a aglomeração de pessoas nos ambientes, restringindo somente aos responsáveis diretos ou mais próximos. Estas medidas ficam ativas até o dia 10 de abril, podendo ser estendidas conforme atualizações do Coronavírus no Brasil”, explica.