O primeiro escalão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) sofrerá, pelo menos, uma alteração nos próximos meses. Vereadora eleita e secretária de Habitação e Desenvolvimento Social desde o início da atual Administração, Claidir Kerkhoff (União Brasil) está começando a arrumar as malas para assumir a sua cadeira no Legislativo. Em princípio, a despedida dela da pasta deve ocorrer em novembro. “Cumpri minha missão na secretaria”, comentou ela, ao ser perguntada sobre ir para o Legislativo.
Com a decisão de Claidir, o primeiro suplente do União Brasil, Ricardo Landim – que está na Casa do Povo desde o início da atual legislatura -, é quem vai assumir a secretaria. Indagado sobre a nova função, Landim preferiu manter a cautela: “É uma decisão do partido. Se a escolha for por mim, estou à disposição. A responsabilidade é grande, um desafio diferente, mas me sinto preparado”. Nos bastidores, todos sabem que a troca é certa.
Estradas do Barro Branco na fila
O vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), afirmou durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 29, que recebeu do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) a garantia de que, em dois meses, as estradas do interior estarão em boas condições em todas as localidades. Conforme o parlamentar, no momento os melhores trechos são encontrados na região serrana. “O prefeito me afirmou, por exemplo, que em 60 dias a gente não vai conhecer o Barro Branco, de tão bom que vai ficar”, comentou Galo.
E a Guarda Municipal repercute
Ezequiel Stahl (PTB), um dos vereadores propositores da audiência pública que tratou da possível implementação da Guarda Municipal em Venâncio Aires, criticou o fato de o prefeito Jarbas da Rosa e os secretários de Segurança Pública e da Fazenda, Jair Garcia e Fabiana Keller, respectivamente, “não estarem falando a mesma língua acerca do assunto”. Isso porque Garcia se colocou totalmente a favor da criação; Jarbas afirmou que a Guarda é importante, mas não uma prioridade no momento; e Fabiana deixou claro que não há recursos disponíveis para o projeto.
No entanto, quem realmente ‘chutou o pau da barraca’ em relação à audiência sobre a Guada Municipal, foi o presidente da Câmara, Benildo Soares (Republicanos). De acordo com ele, a secretária Fabiana “foi infeliz e ridicularizou o trabalho do Garcia e do governo”. Soares disse que já tramita em Brasília um projeto para destinação de recursos para as Guardas Municipais por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública e que acredita que a Administração deveria ficar atenta a esta oportunidade. Por fim, ainda alfinetou: “Todo partido de esquerda é contra a segurança”.
Rapidinhas
• Bituqueiras de cigarros e Gelatecas (geladeiras com livros) que foram disponibilizadas pelo Rotary, por sugestão do vereador André Puthin (MDB), ‘sumiram’. Ele informou na sessão de segunda-feira, 29, que os itens foram furtados. “Aos poucos, a gente vai desanimando”, lamentou o vereador.
• A rigidez adotada pela Vigilância Sanitária de Venâncio Aires é assunto quase todas as segundas-feiras, nas sessões do Legislativo. Vereadores costumam comentar sobre queixas recebidas de proprietários de agroindústrias familiares que não conseguem empreender da forma como gostariam por conta de exigências que, acreditam, sejam exageradas. Os parlamentares dizem que em outros municípios não é assim.
• Vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Sid Ferreira (PDT) à frente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). De acordo com ela, o titular da pasta não cansa de trabalhar e as equipes têm sido parceiras para a realização de uma série de demandas. O secretário realmente merece o reconhecimento. Costuma ‘se virar nos 30’, sem qualquer tipo de alarde.
• Ouvi pela segunda vez esta semana a seguinte indagação: “Por que o vereador André Puthin, que é suplente e está na Câmara pelo fato de Gilberto dos Santos ter assumido a Secretaria de Desenvolvimento Rural, não se manifesta no sentido de defender o colega de partido, que tem sido tão atacado pela oposição?” Boa pergunta. Se Puthin quiser, o espaço está à disposição.