Faltam menos de duas semanas para a chegada do Natal e a movimentação no comércio de Venâncio Aires já pode ser percebida. Com o objetivo de manter aquecidos os negócios nesse segmento, neste domingo, 15, os estabelecimentos, tanto localizados no Centro quanto nos demais bairros, estarão abertos em horário especial: das 16h às 21h. O atendimento diferenciado está previsto no acordo natalino estabelecido entre o Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas (sindicato patronal), no fim de novembro.
Proprietários da Rejane Calçados, Julio e Rejane Glasenapp esperam que as pessoas aproveitem o horário diferenciado para fazer as compras de fim de ano. O casal acredita que o atendimento especial é importante para estimular as vendas e é uma forma para as pessoas se organizarem. “Tem o cliente que só pode comprar neste horário. Acreditamos que haverá um crescimento nas vendas”, avalia Julio.
Tamires Hermes, que trabalha na Mania Acessórios, também acredita que a abertura da loja no domingo beneficia o cliente. “Durante a semana, algumas pessoas não conseguem fazer as compras. Além disso, no domingo elas têm mais tempo para olhar os produtos e fazer suas escolhas com calma”, observa. Para ela, os clientes também podem aproveitar a oportunidade para antecipar as compras. “A expectativa é que as vendas sejam boas”, acrescenta.

MOVIMENTAÇÃO
De acordo com o vice-presidente de Comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Airton Bade, nesta semana já foi possível perceber uma movimentação maior nas lojas do município e a previsão é que a abertura amanhã traga bons resultados. “A tendência do comércio neste mês de dezembro é vender bem em todos os segmentos, ao contrário de anos anteriores, quando alguns se destacavam”, projeta.
Bade ainda destaca que o objetivo do comércio venâncio-airense não é abrir aos domingos. No entanto, em consequência do número de feriados que caíram em sábados e em sextas-feiras e das semanas de chuva enfrentadas nos últimos dois meses – o que prejudicou as lojas -, essa é uma forma de o comércio recuperar as vendas. Além disso, ele salienta que a abertura em horário especial também é importante para quem precisa fazer as compras. “Abrindo em dois domingos vamos conseguir atender a parcela de clientes que durante a semana não tem tempo para ir nas lojas”, pondera.