Em manifestação por meio das redes sociais, na tarde desta terça-feira, 31, o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, anunciou que um novo decreto será publicado e que, nele, consta a autorização para que o comércio e a indústria da Capital Nacional do Chimarrão possam retomar as suas atividades.
Os estabelecimentos comerciais podem voltar a partir de amanhã, dia 1º de abril. Já as indústrias devem retomar as operações na segunda-feira, 6 de abril. Para ambos, está determinada a atuação de, no máximo, 50% dos funcionários.
No comércio, pode-se liberar a entrada de três clientes ao mesmo tempo, no máximo. Além disso, será obrigatório o cuidado com as questões sanitárias e disponibilização de álcool gel. Em relação aos funcionários, os empresários devem fazer a checagem de temperatura regularmente, já que um dos principais sintomas do coronavírus é a febre.
TOQUE DE RECOLHER
O prefeito Giovane Wickert reforçou que o toque de recolher, às 21h, está mantido. Também disse que a fiscalização em relação às determinações do decreto será rigorosa. Além disso, recomendou o uso de máscaras de proteção, álcool gel, água e sabão. Sugeriu que, quem for utilizar o ar-condicionado, mantenha portas e janelas abertas, para a circulação do ar.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, que também participou do anúncio do novo decreto, destacou que a intenção da Prefeitura é criar as condições para que o comércio “realize minimamente suas atividades e com segurança”. Ele também defendeu o reforço do isolamento social para os grupos de risco e lembrou que o Município está com uma campanha para valorizar os profissionais autônomos, que estão passando por dificuldades em razão da falta de oportunidades.
REAVALIAÇÃO DIÁRIA
Por fim, Wickert afirmou que a reavaliação do cenário será diária e que não descarta voltar atrás em alguns posicionamentos, caso os números apontem esta necessidade. Perguntado sobre a possibilidade de questionamento por órgãos de segurança de flexibilidade do isolamento social – a exemplo do que está acontecendo com o governador do Estado, Eduardo Leite -, declarou que “cabe a nós assumir a responsabilidade neste momento e tentar buscar um equilíbrio entre economia e segurança na área da saúde”. Finalizou afirmando que “esta é uma travessia que, em seguida, todos juntos, teremos superado”.
NENHUM CASO CONFIRMADO
Durante a transmissão, foi divulgado ainda o boletim diário da Vigilância Epidemiológica em relação ao coronavírus. Venâncio Aires segue sem casos confirmados da doença. Ao todo, até agora, foram realizadas 39 coletas, com 25 testes descartados para a Covid-19 e 14 pacientes aguardando resultados. Cinco pessoas estão internadas no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), três no setor destinado a pacientes com suspeita de coronavírus e duas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos dois casos de UTI, um é paciente de Pantano Grande, enviado para Venâncio Aires pela Central de Regulação do Estado. Hoje, apenas uma nova coleta foi realizada na Capital Nacional do Chimarrão.
DECRETO NÚMERO 6.986
AULAS
• A rede municipal segue com as aulas suspensas até o dia 30 de abril.
• A justificativa é de que os mais jovens podem se tornar vetores para os grupos de risco e a determinação é de que o isolamento social para estas pessoas continue inalterado.
COMÉRCIO
• Pode voltar a funcionar amanhã, com portas fechadas e permitindo a entrada de, no máximo, três clientes por vez.
Os estabelecimentos só podem operar com 50% do total dos funcionários.
• Se forem menos de três funcionários, só poderá ser permitida a entrada de clientes no mesmo número de atendentes.
• Os proprietários devem providenciar revezamento de colaboradores e fazer a checagem da temperatura corporal deles toda a vez que acessarem os estabelecimentos.
• O comércio também assume a responsabilidade de dispersar pessoas que, eventualmente, venham a se aglomerar do lado de fora das empresas.
• Os funcionários devem manter distância mínima de dois metros, para prevenir contágio pelo coronavírus.
• Pais e mães que tenham filhos em idade escolar devem ter “suas particularidades respeitadas”, declarou o prefeito, ao pedir bom senso aos empregadores no momento de elaboração de escalas e rodízios.
• Colaboradores com sintomas gripais devem ser dispensados das atividades imediatamente.
INDÚSTRIA
• Autorização para voltar a funcionar na segunda-feira, dia 6 de abril, seguindo as mesmas regras impostas ao comércio no que se refere a funcionários e questões sanitárias.
DOMINGOS
• Só poderão funcionar farmácias, mercados e postos de combustíveis (sem lavagem de veículos).
• O horário das 8h às 9h deve ser reservado para os idosos e outros integrantes de grupos de risco que precisem ir até os locais.
RESTAURANTES, LANCHERIAS E BARES
• Só podem receber até 50% de sua capacidade total.
• Não podem oferecer serviço de buffet. Apenas atendimento nas mesas ou prato feito, além do delivery.
• Para os bares, só podem funcionar aqueles que comercializam gêneros alimentícios. Jogo de bocha e cartas estão proibidos, bem como qualquer aglomeração nestes estabelecimentos.
CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS MÉDICAS
• Não devem permitir o acúmulo de pessoas nas salas de espera.
• Devem prezar pela pontualidade nos atendimento para evitar aglomerações e prevenir o contágio pela Covid-19.
PARQUE DO CHIMARRÃO E PRAÇAS
• O Parque Municipal do Chimarrão segue fechado por tempo indeterminado.
• Em relação às praças, o pedido é que seja evitada a concentração de pessoas.
FESTAS E EVENTOS ESPORTIVOS
• Estão proibidas as festas em ginásios e comunidades; funcionamento de casas de festas e eventos; atividades em casas noturnas; e quaisquer eventos esportivos.
TEMPLOS RELIGIOSOS
• Os templos podem ficar abertos, mas os atendimentos devem ser feitos isoladamente.
• A realização de missas e cultos está proibida.