Fotografado em Venâncio Aires pelo fotojornalista Álvaro Pegoraro, por volta das 20h30min, noite de 21 de dezembro
Fotografado em Venâncio Aires pelo fotojornalista Álvaro Pegoraro, por volta das 20h30min, noite de 21 de dezembro (Foto: Alvaro Pegoraro)

No dia que marca o início de uma das estações do ano, os dois maiores planetas do sistema solar puderam ser vistos da Terra. Júpiter e Saturno se alinharam no dia 21 de dezembro. Os dois planetas gigantes estão separados no céu por quase 700 milhões de quilômetros.

Quem observou o céu, pôde ver em destaque uma estrela mais luminosa. Em 2080 estes astros (Júpiter e Saturno) tendem a se aproximar novamente. A Terra leva um ano para dar volta no Sol; Júpiter leva 12 anos e Saturno, 30 anos.

EM NOSSA VIDA MUDA O QUÊ?

De acordo com a astróloga de Venâncio Aires Joice Felten, a Era de Aquárius em conjunção de Saturno e Júpiter no céu, nos leva a pensar mais no coletivo, com uma preocupação maior com a humanidade.

Joice explica que a Era de Aquárius existe desde 1948. O que isso pode significar é a caminhada da humanidade a dar menos valor nas coisas e mais valor para as pessoas, valorização do estudo, novas formas de compor uma união, pluralismo, religião universal, entre outros aspectos. “Antes, tudo girava em torno de interesses particulares, agora a serviço da coletividade. É viver em comunidade”, ressalta a astróloga.

Segundo ela, como a energia depende de cada pessoa, quem tiver algum destes planetas dentro do signo de aquário sentirá mais estas mudanças em termos de energia. O Sol em Capricórnio, por exemplo, começa a lembrar de nossas responsabilidades.

Joice faz a comparação: “No dia 21, assim como em aproximadamente sete anos antes do nascimento de Cristo, a conjunção de Júpiter e Saturno no céu anunciou como possibilidade a vinda de um Messias e de uma era, que na época era de Peixes. Assim temos a conjunção semelhante neste momento no céu astrológico. Júpiter e Saturno se encontram em Aquário, no dia em que o Sol muda para Capricórnio em uma lua crescente em Peixes.

Um momento em que a humanidade é ‘tocada’ para a reflexão, que em meio a mudanças coletivas, precisa sair do ego e pensar mais no outro. E cada um, indiferente da crença ou religião, sente o quanto o mundo se conectou, busca evolução através do conhecimento e que não poderemos mais seguir com os mesmos padrões de vida. Será uma caminhada de mudanças, a conjunção é o anúncio de uma Nova Era de privilegiar a Universalidade”, aponta a astróloga.

“A humanidade vai sentir o que mudou daqui uns 200 anos. A Era de Aquárius e a conjunção destes planetas marca ou caracteriza uma mudança de ciclo.”

JOICE FELTEN
Astróloga

Do celular, a foto de Saturno clicada em Venâncio Aires, por volta de 21h30min credito Jaqueline Caríssimi
Do celular, a foto de Saturno clicada em Venâncio Aires, por volta de 21h30min
(Foto: Jaqueline Caríssimi)