Em ascensão nos últimos anos e com notoriedade, o e-commerce é uma ferramenta que facilita a comercialização de diversos produtos. Pensando nisso, a Cooperativa Dália Alimentos lançou o novo modelo de negócio. O projeto foi desenvolvido pelas equipes de Comércio, Marketing e Tecnologia da Informação (TI) da cooperativa.
Conforme o supervisor comercial da empresa, Elton Lima, essa demanda de disponibilizar os produtos Dália no ambiente digital surgiu da direção. “Nosso presidente-executivo Carlos Alberto Freitas há alguns anos já vinha conversando conosco sobre ter uma presença on-line, para darmos aos clientes e consumidores mais uma opção de compra dos nossos produtos”, comenta.
No entanto, conforme Lima, para esse projeto, foram discutidos todos os processos. “Pensamos primeiro nas condições de logística, sistemas de tabelas de preços e envio de pedidos dentro dos padrões da empresa. Além disso, a ideia inicial era alcançar o consumidor final, mas por enquanto, trabalharemos o e-commerce no modelo B2B (sigla em inglês para business to business), relacionado ao comércio entre empresas e, futuramente avaliaremos a possibilidade de avançar para as relações de venda para o cliente final”, explica.
Para o analista de marketing da cooperativa, Wiliam Castoldi, esse projeto é importante, pois a comercialização on-line é uma tendência potencializada pelo distanciamento social em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. “A busca sempre será em facilitar a vida de nossos clientes e equipe de vendas. Ferramentas como o e–commerce B2B trazem mais comodidade e agilidade na hora da compra por parte dos clientes”, afirma.
Como uma forma de teste para a implementação do e-commerce, foram selecionados dois vendedores que ficarão responsáveis pelo suporte e cadastro dos clientes na plataforma. Respectivamente serão duas regiões para essa fase inicial. Na filial de Arroio do Meio, o representante Rodrigo Oliveira, que atua na cidade de Santa Cruz do Sul, e na filial de Caxias do Sul, Ronaldo Grison, que atua na cidade de São Marcos. Após determinado tempo, a empresa deve disponibilizar para clientes e demais vendedores de todo o estado do Rio Grande do Sul.