Corsan faz barragem no arroio Castelhano para garantir captação

-

Está enganado quem pensa que o volume de chuva registrado nos últimos dias foi suficiente para afastar o risco de um racionamento de água em Venâncio Aires. A possibilidade de o abastecimento sofrer restrições existe e as autoridades reforçam a solicitação para que a comunidade mantenha o consumo consciente. Uma medida tomada pela unidade local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nessa quarta-feira, 22, demonstra a preocupação com o nível do arroio Castelhano: o gerente Ilmor Dörr anunciou a construção de uma barragem próximo ao ponto de captação localizado no Acesso Grão-Pará.

De acordo com ele, a intenção é represar e armazenar a água para facilitar a captação, já que o nível está baixo e as bombas de sucção têm ‘puxado’ ar junto com o líquido. “Queremos elevar o nível do Castelhano em pelo menos um metro, pois em uma semana notamos que baixou 20 centímetros. Em princípio, pela previsão, não teremos grandes volumes de chuva nos próximos dias, o que é bastante preocupante”, esclareceu. O gerente da Corsan salientou que as ações estão sendo feitas em parceria com a Prefeitura, especialmente pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura e Serviços Públicos.

CONSUMO

Na semana passada, quando as temperaturas foram mais baixas, o consumo de água na Capital do Chimarrão ficou em 9 mil metros cúbicos por dia, o que deu um fôlego para o arroio. No entanto, com a elevação de temperatura registrada esta semana, a média diária de consumo subiu para 11 mil metros cúbicos, ligando novamente o sinal de alerta da Corsan em relação ao Castelhano. “A gente precisa desta reserva para garantir uma captação mais eficiente e até para a questão do tratamento da água”, disse Dörr.

A barragem deve ser concluída hoje. Terra e pedras foram utilizadas para represar a água. A draga que faz a limpeza do Castelhano também foi usada na ação.


“Não é que a gente queira assustar a comunidade. Esta é a realidade e, se não tivermos colaboração e um consumo consciente, vamos caminhar para o racionamento. Quanto menos água captada, mais o nível do Castelhano se mantém.”

ILMOR DÖRR – Gerente da Corsan


POÇOS ARTESIANOS

• O gerente da Corsan em Venâncio Aires, Ilmor Dörr, lembrou que há quatro poços artesianos em funcionamento na cidade. Além disso, de acordo com ele, um quinto poço, que ficará localizado no bairro Santa Tecla, está sendo providenciado.

• Dois poços, que são mais antigos, segundo Dörr, estão na rua Emílio Michels. “Um próximo do cruzamento com a rua Armando Ruschel e outro perto da Emei Mônica, ambos no bairro Gressler e que, juntos, têm capacidade para 20 mil metros cúbicos”, explicou Dörr.

• Os outros dois ficam no Loteamento Morsch, no Parque do Chimarrão, e na rua Assis Brasil, nas proximidades do Estádio Edmundo Feix. O poço do Parque do Chimarrão, segundo ele, foi essencial para dar fim ao problema de abastecimento na parte alta da cidade. “Tínhamos queixas frequentes, que não se repetem desde o fim do ano passado”, concluiu.

Comitê de Estiagem

• Para amenizar a estiagem que afeta Venâncio Aires, novas medidas serão implementadas. Em reunião realizada na segunda-feira, 20, o Comitê de Gerenciamento da Crise de Estiagem debateu as demandas já encaminhadas e pontuou as novas ações para execução.

• Representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilmar Mohr, ressaltou a dificuldade de atendimento de pedidos de água, em especial no 2º distrito. “Até o momento, mais de 330 entregas de água com caminhão-pipa foram realizadas. Atualmente, há cerca de 70 solicitações de água em espera. Duas equipes trabalham para atender todas as demandas e uma terceira equipe está em formação para diminuir o número de solicitações”, informou.

• Outro ponto, levantado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Luciano Morais, é a elevação do número de ocorrências de incêndio em mato. Segundo ele, “no último fim de semana foram cinco situações e a tendência, com o retorno calor e tempo seco, é que aumentem as proporções, bem como o gasto de água”.

• Para atenuar a falta de água nas regiões mais altas de Venâncio Aires, a Secretaria de Desenvolvimento Rural contemplará Alto Paredão Pires, Monte Belo e Linha Santos Filho com caixas d’água de cinco mil litros, adquiridas emergencialmente.

• Outras 20 caixas d’água, enviadas pelo Governo do Estado, serão encaminhadas às famílias que mais fazem pedidos de abastecimento desde janeiro, em diferentes localidades. A Defesa Civil espera fazer a primeira entrega ainda esta semana.

• Amanhã, a partir das 14h, presidentes das associações de redes hídricas do interior se reúnem no Executivo para debater sugestões e formas de auxílio na atual crise de estiagem nas localidades de cada distrito. Fonte: AI Prefeitura



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido