CVT, incubadora tecnológica e novo Distrito Industrial entre as prioridades na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

-

Uma reunião com representantes de empresas, instituições de ensino e demais entidades envolvidas com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína deve ser convocada nos próximos dias. O objetivo, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cláudio Soares, é definir um cronograma para iniciar as atividades o mais rápido possível.

O CVT está entre as prioridades do titular da pasta, que assumiu a função nesta semana. Da mesma forma, a estruturação do novo Distrito Industrial e a implementação de uma incubadora tecnológica integram a lista de demandas com foco no desenvolvimento econômico de Venâncio Aires.

Soares acredita que, mesmo antes da construção do prédio que vai abrigar o Centro Vocacional Tecnológico, na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, seja possível começar atividades de ensino e aprendizagem relacionadas à área da proteína. “Instituições de ensino como Unisc e IFSul têm estrutura disponível e talvez essa seja uma possibilidade para começar a operar independentemente da estrutura do CVT”, comenta.

Paralelamente, o secretário destaca a importância de um diagnóstico do potencial da cadeia produtiva de proteína na região, que tipos de empreendimentos já existem e o que poderia ser agregado em Venâncio. Da mesma forma, afirma que o objetivo é sensibilizar as empresas para que especifiquem suas necessidades, para que seja possível buscar capacitações na área. “Queremos oferecer oportunidades às empresas para favorecer a competitividade no mercado.”00


“Pretendo realizar muitas visitas a empresas. Precisamos estabelecer uma relação mais próxima com os empreendedores, para que eles acreditem que está em construção um espaço onde a competitividade deles será valorizada.”

CLÁUDIO SOARES – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo


Outro projeto que está entre as prioridades da pasta é a implantação de uma incubadora tecnológica em Venâncio Aires – projeto que também tem como base a parceria com instituições de ensino e a iniciativa privada. “Nossa indústria de base vai crescer e novas empresas vão surgir, se tivermos soluções para a indústria. Isso se faz com inovação e tecnologia. Quero que, ainda em 2020, possamos incubar as primeiras empresas”, projeta.

DISTRITO INDUSTRIAL

Com a escritura do imóvel em mãos desde novembro do ano passado, o Município tem, pela frente, o trabalho de estruturação do novo Distrito Industrial. A área remanescente da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), fica localizada em Vila Estância Nova e tem 83,33 hectares.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é de que, até o fim de 2020, seja iniciado o trabalho de infraestrutura no local para receber empresas, a partir do próximo ano. Isso inclui questões estruturais, como partilha dos lotes, abertura de ruas e instalação de água energia elétrica. “Temos que ter a infraestrutura adequada para atrair investidores. Esse é um trabalho que envolve diversas secretarias, pois abrange muitos aspectos. Toda estrutura tem que ser pensada para que seja possível um crescimento sustentável”, considera Soares.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido