Era a primeira aula. Os movimentos não estavam perfeitamente sincronizados, mas as vibrações de energia e o sentimento de felicidade estavam na mesma sintonia durante o primeiro encontro do Grupo de Danças de Melhor Idade de Venâncio Aires, na quinta-feira, 19. Na playlist, os mais diferentes ritmos musicais ecoavam pelo ambiente da Sociedade de Leituras e ‘embalavam’ onze pessoas que participaram, durante uma hora, da aula da professora Eliane Turcatto.
A iniciativa, do Gabinete da Primeira-Dama de Venâncio Aires, está sendo ofertada sempre nas terças e quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min, de forma gratuita, para pessoas com idade a partir de 60 anos. A inscrição pode ser feita sempre antes das aulas, no local.
Uma das participantes é a dona de casa Enia Marli Bencke Böhm, 62 anos. Ativa nas promoções do Gabinete, ela também integra o Coral Venâncio em Canto, Coral da Uninter e frequenta, duas vezes na semana, as aulas de hidroginástica e, agora, as de dança. “Isso é tudo de bom para a saúde, contribui para a resistência física”, afirma a moradora de Linha Grão-Pará. Além do benefício que obtém com as atividades, Enia garante que faz muitas amizades. Em casa, ela também é responsável por fazer as tarefas rotineiras.
À frente da turma está a professora Eliane. Antes do início de cada música, ela orienta os participantes sobre os passos que integram aquele ritmo musical. Com uma expressão alegre, ela não deixa ninguém ficar parado e faz com que os envolvidos vivam aquela uma hora de aula com intensidade. Em diferentes música, afirmou: “Essa vamos dançar na chaleira [coreto], na frente da igreja”, disse, contente com a dedicação do grupo.
São atividades como a dança, por exemplo, que contribuem para uma vida mais saudável. Conforme os anos passam, segundo a professora, as pessoas vão perdendo algumas valências como a força, flexibilidade, equilíbrio, resistência física, entre outras. No entanto, a dança previne também uma série de lesões. “Além de trabalhar o corpo e a mente”, acrescenta Eliane.
“Às vezes, saio de casa cansada para vir, mas depois que participo das atividades, saio renovada.”
ENIA MARLI BENCKE BÖHM – Dona de casa
Inclusão
A coordenadora do grupo de idosos do Gabinete da Primeira-Dama de Venâncio, Núbia Fengler, relembra que as atividades começaram a ser promovidas justamente porque a Melhor Idade estava pedindo por coisas diferentes. Atualmente, são ofertadas aulas de dança, hidroginástica, além do Coral Municipal da Melhor Idade. “Promover essas atividades é inclusão, é saúde e entretenimento. Sabemos da importância que isso têm para eles”, diz.
Núbia relata que, em algumas situações, os idosos viviam em isolamento. “É possível ver a evolução dessas pessoas participando das atividades. Elas rejuvenesceram e têm mais vitalidade”, complementa.
Atualmente, 25 grupos de idosos de diferentes bairros e do interior integram as atividades para a Melhor Idade da Prefeitura.
Benefícios
-Melhora a memória;
-Impulsiona a saúde física;
-Auxilia no equilíbrio;
-Melhora a doença de parkinson;
-Melhora na flexibilidade;
-Diminui a depressão;
-Contribui para a saúde do corpo e do coração;
-Auxilia na perda de peso;
-Aumenta a energia.