Neste sábado, 31, luteranos no mundo todo celebrarão o Dia da Reforma. O evento está sendo programado para ser festejado com muita espiritualidade e música, respeitando as regras impostas pela pandemia do coronavírus.
Neste ano, são 503 anos da reforma, e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires prepara a celebração do culto que irá ocorrer no sábado, às 19h30min, na Igreja Evangélica. Cada membro que deseja participar precisa fazer a sua inscrição na secretaria da comunidade.
Conforme o pastor Jair Luiz Holzschuh, a liturgia do culto terá como foco Martim Lutero, monge que propôs a reforma protestante na igreja. “Iremos reproduzir as orações do Lutero e a Orquestra da Comunidade Evangélica está preparando um hino. Essa apresentação também será feita via projeção no telão, pois ainda não estão permitidos de se reunirem”, frisa.
De acordo com a pastora Clarise Ilaine Wagner Holzschuh, a música sempre foi muito importante para Lutero. “Foi uma forma que ele encontrou de dizer que todos deveriam participar e não apenas assistir às celebrações. Dessa maneira, ele começou a envolver todos em um culto e trazer mensagens em forma de música.”
Linha de pensamento
Além da música, a educação era um item importante para Lutero. “Ele queria que todas as cidades tivessem um bom professor e escolas públicas. Além de permitir estudo para todos, a proposta era proporcionar educação gratuita para meninos e meninas”, menciona o pastor.
Os pastores também destacam a valorização da mulher. “A companheira de Lutero, Catarina von Bora, administrava e participava das discussões teológicas. E o primeiro movimento para aceitar a mulher na igreja partiu do luteranismo”, comenta Clarise, ao reforçar que a ordenação de mulheres para o ministério eclesiástico ocorreu nas igrejas da Reforma.
Outro item reforçado pelo casal de pastores como um marco de Lutero foi tornar a bíblia acessível. “Ele, escondido, fez a tradução da bíblia para a língua do povo, a língua alemã. Assim, a bíblia se tornou acessível para todos”, ressalta a pastora.
O tema do culto festivo deste sábado será a liberdade. Devido à limitação do números de vagas para a comunidade participar do culto presencialmente, a Comunidade Evangélica irá disponibilizar o vídeo na página do Facebook após a celebração.
História
A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha, onde, à época, atuava o monge católico agostiniano, professor de Bíblia na recém criada universidade daquela cidade e, ainda, pároco na igreja central, Martim Lutero. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Lutero publicou as 95 teses (pequenas frases), fixando-as na porta da Igreja do Castelo, em protesto contra a venda de indulgências.