Depois de um período afastados, dois municípios retornaram para a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Venâncio Aires e Mato Leitão solicitaram o retorno à entidade para fortalecer a representatividade na interlocução de demandas dos Vales. A assembleia foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 13, no salão paroquial de Santa Clara do Sul.
A volta dos municípios para as fileiras da Amvat se deu por meio de uma forte salva de palmas. Mesmo retornando para a entidade, as duas cidades permanecem também como associadas da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
“Fazemos fronteira com sete municípios que fazem parte da Amvat, Boqueirão do Leão, Sério, Santa Clara do Sul, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari. Isso mostra a nossa intercessão tanto com o Vale do Rio Pardo, mas também com o Vale do Taquari”, destacou o prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa.

Na reunião, o chefe do Executivo disse que projeta que, nos próximos cinco anos, Venâncio Aires mudará a matriz econômica rural, saindo do tabaco para a proteína animal. “Já temos 13 frigoríficos em Venâncio Aires e tudo isso sem precisar deixar de plantar nenhum pé a menos de tabaco”, afirmou.
Em entrevista à Terra FM, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, lembrou também de interesses estratégicos que são tratados via Amvat e que dizem respeito diretamente à Cidade das Orquídeas e também Venâncio Aires. Ele fez referência ao novo pacote de concessões de rodovias para a iniciativa privada, proposto pelo Governo do Estado, que envolve a RSC-453 e o desenvolvimento do turismo regional com a edificação da estátua do Cristo Protetor, em Encantado.
Com o reingresso destas duas cidades, a Amvat passa a ter 39 municípios associados. A área populacional abrangida pela entidade passou de 366 mil para 440 mil habitantes.