Em dias de chuva, cuidados no trânsito devem ser redobrados

-

Dirigir em dias de chuva exige que o motorista redobre os cuidados. A atenção máxima é fundamental tanto em função da pista molhada quanto pela visibilidade que acaba sendo prejudicada, ainda mais quando a chuva é intensa.
Além disso, os dias de instabilidade aumentam os riscos de acidentes, por isso, as condutas corretas dos motoristas são primordiais, especialmente no que se refere à sinalização.
Na edição de hoje, dentro da campanha de conscientização de trânsito ‘Vai na Boa – todo mundo quer chegar’, a Folha do Mate apresenta algumas dicas para dirigir com mais segurança nos dias de chuva.

A aquaplanagem é um dos problemas que requer atenção especial. Conforme a instrutora de trânsito do CFC Venâncio Aires, Sônia Salgueiro, há três elementos que podem causar a aquaplanagem em dias de chuva: excesso de água na pista, velocidade elevada, pneus em mau estado de conservação ou mal calibrados. “Nessa situação, deve-se tirar o pé do acelerador para diminuir a velocidade e não pisar no freio. Além disso, também não se deve fazer movimentos bruscos com a direção, e sim, girar levemente o volante, até retomar o controle do veículo”, observa.
Confira, abaixo, as dicas da instrutora de trânsito do CFC Venâncio Aires, Sônia Salgueiro:

Dicas para dirigir em dias de chuva

• Reduza a velocidade e aumente a distância em relação aos demais veículos;
• Evite pisar no freio de maneira brusca para não derrapar;
• Mantenha os limpadores de para-brisa em bom estado de conservação (trocar as palhetas sempre que se fizer necessário);
• Não deixe os vidros embaçar e mantenha os faróis acesos;
• Os motociclistas devem utilizar equipamentos de proteção (capa de chuva, calçados fechados). Conforme o Detran/RS, o motociclista é um dos mais vulneráveis no trânsito, pois não tem estrutura em sua volta que o proteja, é somente a moto e ele.
• Em caso de chuva muito forte, é recomendado que tanto automóveis quanto os motociclistas aguardem em local seguro. Especialmente os e deixe a chuva lavar a pista (a poeira e o óleo que estão na pista, no primeiro contato com a água, deixam a pista escorregadia, por isso, o correto é aguardar).
• O farol é fundamental para ver e ser visto, por isso deve ser ligado sempre em condições de chuva, independente do local, ou seja, tanto em vias urbanas e rodovias.

Foto: Letícia Wacholz

Pedestres – Os dias de chuva exigem atenção e responsabilidade, também, dos pedestres. É preciso tomar cuidado na travessia de ruas e calçadas, tanto em função de locais com água alagada, quanto pela visibilidade.


Visibilidade x sol – O sol também é uma condição adversa que causa ofuscamento e prejudica a visibilidade do condutor, por isso, utilizar sempre o para-sol no caso dos veículos de quatro rodas ou mais.
Na motocicleta, a dica é utilizar uma viseira específica ou um óculos de sol. Além disso, é recomendável sempre reduzir a velocidade quando a visibilidade fica prejudicada.


Semana Nacional do Trânsito

Inicia neste sábado, 18, e segue até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito (SNT). A programação, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância das atitudes na preservação de vidas e segurança de todos. Neste ano, a SNT tem como tema ‘No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas’.

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. A ofensiva foi aprovada nesta semana, durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), instância máxima deliberativa sobre as políticas para o setor no país.
Fonte: Com informações do Ministério da Infraestrutura

LEIA MAIS:

notícias trânsito Folha do Mate
https://folhadomate.com/category/noticias/transito/


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido