A Assoeva segue na noite deste sábado, 24, para Joinville, em Santa Catarina, onde fará sua estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) na segunda-feira, 26. O adversário é o JEC/Krona, o mesmo que em 2017 superou o clube de Venâncio Aires na decisão da competição. Entre as tantas novidades de 2021, a maior estará no banco de reservas: o técnico Eduardo Valdez Basso, o Morruga, que volta à Capital Nacional do Chimarrão depois de alguns anos. Aos 59 anos e com uma trajetória de sucesso nas quadras de futsal – seja como atleta ou treinador -, Morruga espera contribuir para que a equipe tenha um bom ano.
De acordo com o técnico, o grupo não vê a hora de a bola rolar pela principal competição de futsal do Brasil. “Estamos preparados, ansiosos para que comece logo”, afirma. Ao mesmo tempo em que projeta um duelo bastante difícil nesta arrancada, Morruga acredita que a Assoeva saberá resistir ao adversário, para buscar um bom resultado na primeira partida. “Vamos enfrentar uma equipe que é sempre candidata ao título, pelo investimento que faz a cada temporada. A estreia sempre tem uma questão emocional diferente e precisamos entender os elementos do jogo, porém jamais temer”, diz o comandante.
Treinamentos
Morruga destaca que, em razão da pandemia de coronavírus e do adiamento da primeira rodada da LNF – a Assoeva estrearia diante do Atlântico de Erechim -, o grupo teve mais tempo para treinar e, agora, é momento da prática. “Tivemos uma pré-temporada além do que normalmente acontece. O primeiro jogo era muito esperado e está chegando, finalmente”, comenta. Segundo o treinador, foi bom o desempenho do elenco no único amistoso realizado, diante do Guarany de Espumoso. “Foi possível notar evolução dentro do próprio jogo, e isso é importante. Com os treinamentos, tentamos aproveitar ao máximo as melhores características de cada jogador e, agora, queremos começar bem a Liga”, argumenta.
O comandante da Assoeva levará para Joinville 14 atletas, além da comissão técnica. Como será um jogo apenas, a opção é por dois goleiros na lista da viagem. Sobre nomes para começar o confronto, ele despista: “Tenho uma ideia, mas ainda preciso esperar por algumas respostas, pois há atletas que estão voltando de lesão. Sigo em fase terminal de avaliação, não defini as formações ainda”. Para o treinador, o mais importante é que todo o elenco está concentrado e ciente do que precisa ser feito para que o clube volte de Santa Catarina com um bom resultado. “Estão todos muito confiantes em um bom ano”, conclui.
O segundo compromisso da Assoeva pela Liga Nacional de Futsal será contra a ACBF, de Carlos Barbosa, também fora de casa. O jogo está marcado para o dia 1º de maio.
Transmissão
• O jogo terá transmissão pela Terra FM 105.1, a partir das 18h. Também haverá reprodução do áudio da narração, ao vivo, pela página da emissora, no Facebook.
Outros jogos
Sábado, 24
18h15min – Joaçaba x Jaraguá
20h – Atlântico x ACBF
Segunda-feira, 26
20h15min – Corinthians x Umuarama