Falta de chuva em Venâncio: próximos dez dias serão definitivos para as culturas

-

A estiagem que afeta Venâncio Aires e outros municípios do estado, preocupa moradores, entidades e órgãos públicos. Na atual conjuntura, além da falta de água para consumo humano, o problema também está atingindo os animais e plantações.

Conforme o secretário da pasta, André Kaufmann, por dia cerca de 20 pedidos de água para consumo humano são recebidas na secretaria. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, por dia, cerca de 20 pedidos de água para consumo humano são recebidos pela pasta.

Ele ainda ressalta que a situação no interior é preocupante. “A gente dá todo o suporte necessário e estamos tentando amenizar o problema das famílias que estão sem água. A situação da estiagem é caótica”, destaca. As regiões com maior número de registros de falta de água são Serrana, Estância Nova e o 3º Distrito (Vila Deodoro).

A Emater de Venâncio Aires também tem percorrido o interior. O engenheiro agrônomo e chefe do escritório local, Vicente Fin, comenta que vários córregos naturais estão secos. “A estiagem agravou muito nos últimos dias. As perdas são muito significativas.” Conforme Fin, os próximos dez dias serão definitivos para as culturas. “Se não chover um volume razoavelmente bom, a perda do milho tardio vai ser maior que do cedo. Vale lembrar que registramos mais de 35% de prejuízos.”

Além do milho, a cultura da soja também está ‘ameaçada’. O chefe do escritório da Emater adianta que os números podem ultrapassar os 50% de prejuízos com o grão. “Em termos financeiros, as culturas mais afetadas serão soja e milho. Mas temos grandes problemas com as hortaliças, os produtos para consumo próprio nas propriedades.”

Fin ressalta a grande perda em alimentos, hortaliças e, inclusive, alimentos para os animais. Além disso, a cultura do arroz também já está sendo afetada. “Estamos registrando problemas de falta de irrigação. Já somamos 3% de perda no arroz”, acentua. As frutas, como laranja e bergamota estão ‘segurando’, entretanto, conforme Fin, assim que chover, “a fruta tende a rachar, sendo assim, também teremos prejuízo.”

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido