Fim de semana para prestigiar a Exposição Regional de Orquídeas

-

Começou nesta sexta-feira, 9, e segue até domingo, 11, a 12ª edição da Exposição Regional das Orquídeas Laelia purpurata, promovida pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado. A atividade ocorre no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, no Centro.

Além de flores disponíveis para visitação, haverá comercialização de plantas, que será feita por sete orquidários, com variadas espécies e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, a venda de produtos de agroindústrias do município e feira de artesanato.

“Será mais um evento bonito, colorido e perfumado que vamos trazer para Venâncio Aires”, ressaltou o presidente do Nova, Sílvio Jaeger, durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM. Neste sábado, 10, a programação inicia às 8h30min e segue até as 20h e, no domingo, a visitação será das 8h30min às 18h.

A abertura oficial da exposição, com a presença de autoridades, está agendada para o dia 10, às 10h. A entrada no evento é gratuita e durante a programação também haverá a comercialização de orquídeas. Há cerca de mil plantas expostas e desse total quase 500 são de associados do Nova.

Além de plantas do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado, participam da exposição representantes das associações de São Leopoldo, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Ijuí, Feliz, São Sebastião do Caí, Lajeado, Novo Hamburgo, Três Coroas, Porto Alegre, Garibaldi, Bento Gonçalves, Guaíba, Osório, Canoas, Caxias do Sul, Sapucaia, Vera Cruz, Teutônia, Marques de Souza, Nova Petrópolis e Farroupilha.

Julgamento

De acordo com o presidente do Nova, Sílvio Jaeger, durante o evento ocorrerá a premiação de 67 orquídeas que estarão expostas. O julgamento foi realizado no fim da tarde de ontem. “Vamos premiar todas as variedades de Laelia purpurata e todas as subtribos que a federação contempla. É o maior pódio do estado”, salientou Jaeger.

O julgamento das plantas foi feito por quatro equipes de juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos. O presidente do Nova ainda observou que na hora de avaliar as plantas esses profissionais levam em consideração o desenho técnico das flores.

“Muitas vezes as pessoas vão em uma exposição e tem um vaso com 25 flores e lá no pódio tem uma planta igual que tem três flores. Mas aquela que está no pódio tem uma qualidade técnica superior”, explicou. Por isso, ocorre na exposição do evento e em outros eventos do gênero, uma premiação para o melhor conjunto floral de Laelia purpurata e de ouras variedades da flor. “Aí sim é o que tem mais flores e é mais vistos”, acrescentou.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido