Os mais jovens talvez não lembrem, mas o ginásio de exposições do Parque do Chimarrão já foi, há alguns anos, local constante de práticas esportivas. E, talvez ainda em 2020, as duas quadras dele voltarão a ser palco de jogos de vôlei, basquete, futsal e apresentações de patinação.
O recurso já está garantido e foi assinado recentemente pelo prefeito Giovane Wickert junto à Caixa Econômica Federal, em Novo Hamburgo. Será através de uma emenda parlamentar destinada no fim de 2018, pelo então deputado federal e hoje secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly.
De acordo com a Prefeitura, os R$ 248,75 mil serão usados na reforma das duas quadras do ginásio e em uma nova área esportiva na Vila Olímpica, na região de Linha Bela Vista.
Segundo o secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Henrique Silva, há mais tempo existe a ideia de se renovar o espaço no parque. “O recurso vem e nós sugerimos. Precisamos de um espaço adequado para prática de algumas modalidades tradicionais e a patinação”, destaca, lembrando que o ginásio era muito utilizado para os Jogos Escolares dos Bairros, por exemplo.
Embora afirme que não seja o foco, o secretário diz que a renovação do espaço também vai garantir a entrada de recursos através da locação das quadras.
INTERDIÇÃO
Conforme Henrique Silva, o ginásio de exposições do Parque do Chimarrão foi interditado para práticas esportivas após um episódio trágico ocorrido no Paraná, em 2010. Em março daquele ano, um jogador de futsal de 23 anos morreu durante uma partida. Ele deu um carrinho e, no contato com o chão, um pedaço de madeira da quadra se soltou e perfurou a perna do atleta.
Silva diz que, como o piso do ginásio de Venâncio também já estava com a estrutura comprometida na época, a decisão foi pela interrupção dos jogos. Desde então, o local está liberado apenas para o uso de exposições, feiras e eventos culturais, para os quais está em dia com as vistorias e normas técnicas do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PCCI).

PROJETO
O projeto será elaborado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo e uma reunião nessa semana deve alinhar o processo. Henrique Silva adianta que as quadras no ginásio devem ser à base de concreto polido, nos moldes das demais construídas recentemente no município.