O governador do Estado, Eduardo Leite, acaba de oficializar a determinação de fechamento do comércio em todo o território gaúcho. Ele havia antecipado a informação na noite de terça-feira, 31, e na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, em manifestação pelas redes sociais, confirmou que as atividades estão suspensas até o dia 15 de abril.
A decisão, segundo Leite, foi tomada com base em números e informações que o Governo do Estado tem à disposição em relação ao avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul. “Este é o momento em que mais precisamos reduzir o fluxo de circulação de pessoas e, como notamos que alguns municípios estavam encaminhando o relaxamento das restrições, foi preciso agir, com toda a responsabilidade”, declarou Leite.
O governador destacou que o Estado busca no mercado respiradores e testes de coronavírus, além de trabalhar na estruturação da rede de saúde “para atender os casos que serão crescentes, mas em menor velocidade, se todos nos ajudarem”. Ele também informou que indústria e construção civil – desde que obedecidas as regras – podem funcionar. O entendimento é de que nos setores há menos aglomeração de pessoas e possibilidade de contágio.
VENÂNCIO AIRES
O anúncio de Eduardo Leite representa uma ducha de água fria no comércio de Venâncio Aires, que na terça-feira, 31, à tarde, comemorou a autorização do prefeito Giovane Wickert para abertura dos estabelecimentos. Na manhã desta quarta-feira, 1° de abril, muitos proprietários abriram seus negócios, mas já sabendo que a decisão de Leite pelo fechamento viria a seguir. Wickert deve fazer pronunciamento, até o fim do dia, a respeito das novas orientações.
Veja o pronunciamento completo do governador Eduardo Leite:
Entrevista coletiva para explicar o decreto que está sendo publicado hoje com novas medidas de restrição.
Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Quarta-feira, 1 de abril de 2020