Começaram na última semana as obras da segunda parte do projeto de construção do caminhódromo no Acesso Dona Leopoldina, em Venâncio Aires. O trajeto em questão corresponde a 1.192,67 metros e vai desde a antiga Rio Grande até cerca de 140 metros após a rua Pedro Abott Romero, no sentido norte-sul da cidade.
Segundo o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cássio Santos, o trabalho é executado pela empresa AlfaLog Engenharia, Projeto e Logística, de Montenegro. O prazo previsto para conclusão é de 180 dias – maio de 2020.
Para a obra, que contempla terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e um pergolado, o investimento é de R$ 279 mil. A maioria do recurso vem de emenda parlamentar de João Derly, quando o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul ainda era deputado federal pelo Rede.
Ao longo da maior parte dos quase 1,2 quilômetro, a sequência do caminhódromo (com 2,2 metros de largura) será feito ao lado do acostamento, apenas separado por um meio-fio. O recuo maior será nas proximidades das ruas Pedro Abott Romero e José Benedito Fischer.
Para moradores que tiverem flores plantadas junto à faixa de domínio, a orientação é que já façam a retirada para replantá-las, antes de as máquinas passarem.
PRIMEIRA ETAPA
Quanto à primeira etapa do caminhódromo, entre o pórtico de entrada de Venâncio Aires até as proximidades da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) – 1.737 metros – , o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cássio Santos, diz que as obras de execução, feitas pela empresa Casanova de Santa Cruz do Sul, já estão prontas.
O que ainda é feito inclui pintura e o plantio de flores, trabalho voluntário de servidores da Prefeitura. Segundo o chefe de Gabinete, Marcelo Haas, isso deve seguir no próximo sábado, 30, com a limpeza e pintura de floreiras. “O plantio de folhagens e flores já foi feito por servidores do Parque do Chimarrão. Para os demais serviços, participaram funcionários da Prefeitura e do grupo Cidadãos Voluntários.”