Julgamento de denúncias eleitorais ocorre nesta terça-feira

-

O juiz da 93ª Zona Eleitoral, João Francisco Goulart Borges, preside audiência nesta terça-feira, 3, a partir das 10h, quando começa a ouvir testemunhas para esclarecer e julgar denúncias que vieram a público na última semana, envolvendo as duas coligações majoritárias de Venâncio Aires. A menos de duas semanas para as eleições, o assunto esquenta o cenário eleitoral na Capital do Chimarrão.

A coligação ‘Unidos por Todos’, do candidato à reeleição Giovane Wickert (PSB), ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) solicitando a impugnação da candidatura a prefeito de Jarbas da Rosa (PDT). Na ação, a coligação impugnante denuncia que o pedetista, que é médico, teria emitido receitas e atendido no posto de saúde do bairro Coronel Brito após ter se desincompatibilizado para concorrer a prefeito nas eleições 2020.

A defesa da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’ alega que as datas dos receituários foram alteradas, o que configuraria falsificação de documentos. As duas receitas, segundo a Justiça Eleitoral, são de atendimentos feitos pelo SUS e possuem timbre da Prefeitura de Venâncio Aires.

Em documento disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz João Francisco convoca a comparecer ao Fórum, nesta terça-feira, 3, o candidato Jarbas da Rosa, os pacientes que receberam as receitas médicas e o chefe da unidade de saúde onde atuava o candidato do PDT ou mesmo o chefe imediato na Prefeitura, além do médico que o substituiu no posto onde atuava.

A reportagem da Folha do Mate contatou os advogados das duas coligações, ontem, para confirmar as testemunhas arroladas (indicadas para dar depoimento no processo), por cada parte.

A coligação ‘Unidos por Todos’, que encaminhou denúncia sobre as receitas, tem como testemunhas arroladas o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber e a responsável pela Farmácia Municipal, a farmacêutica Sandusa Dettenborn. As duas pacientes foram indicadas como testemunhas pelas duas coligações.

A defesa da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’ informou, na tarde de ontem, que apresentará pedido para que sejam colhidos os depoimentos da chefia dos postos de saúde e também do profissional que está atuando na unidade de saúde do bairro Coronel Brito.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido