Lembranças do Agrícola, o internato da cidade

-

Fundada em 23 de março de 1957, por um grupo de entusiastas da agricultura, a Escola Wolfram Metzler iniciou em regime de internato, com ensino voltado ao setor primário, como pecuária e agricultura.

Cláudio Rupphental, 53 anos, ingressou na então escola Agrícola em 1979. Ele lembra que a rua Armando Ruschel era cheia de mato. “Desde a comunidade Santa Rita até para lá da escola era mato. Era a estrada que passava ônibus para ir a outras cidades”, cita. Anos atrás, o colégio era considerado de área rural. “O lugar da escola mudou muito, ao redor era diferente. Agora tem indústria, comércios, posto e muito movimento.”

Entre as lembranças do ex-aluno, está o fato de que praticamente toda alimentação da escola era cultivada pelos alunos. “Plantávamos milho, feijão e outros alimentos, e a escola tinha horta. Também tinha porco, galinha e vacas. Cuidar deles era nossa tarefa”, conta Ruppehntal.

Muitos momentos da escola marcaram a vida dele, principalmente, as tarefas que precisava cumprir. “Eu e um colega acordávamos às 5h para ordenhar as vacas. Era com equipamentos, mas quando não tinha luz, o serviço era manual, chegava a dar câimbra nas mãos. Aquele leite ia fresquinho para o café da manhã”, enfatiza.

De acordo com o ex-aluno, a educação era rígida e “tinha hora para tudo”: acordar, estudar, trabalhar, comer e dormir. “Aprendi a ter disciplina e responsabilidade. Uma época boa, diferente e na qual realmente se aprendia”, considera.

As aulas eram no turno da manhã e tarde era dedicada às tarefas agrícolas. “Uns cuidavam dos animais e outros das hortas. Pela tardinha, tinha o horário do banho e apenas uma hora para assistir à televisão. Ganhávamos café ou jantar, e ainda tinha que fazer os temas e reforço da aula”, recorda ele, que também lembra que as refeições da época era muito saudáveis. “Comíamos mel, chimia, pão caseiro, era tudo feito ali. Uma comida muito boa, caprichada”, diz.

Cláudio Rupphental foi aluno da antiga Escola Agrícola (Foto: Eduarda Wenzel)
“Como a escola era de internato, eram 24 horas por dia vivendo com as mesmas pessoas. Acredito que isso me ajudou para conseguir trabalhar em empresas grandes e lidar com diferentes personalidades.”
Cláudio Rupphental
Gerente de fábrica e ex-aluno do Agrícola

 

Na época de internato, os garotos dormiam agrupados em um quartos com várias beliches (Foto: Arquivo Pessoal)

SOBRE A ESCOLA

1. Atualmente, o Agrícola se chama Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler.
2. O nome da escola é uma homenagem ao médico porto-alegrense que escreveu que a solução dos agricultores estava ligada à Medicina.
3. Somente em 2007 a escola passou a ser de Ensino Médio.
4. Em 2014, foi autorizado o funcionamento do curso técnico em Agroindústria – Eixo Tecnológico Produção Alimentícia – Ensino Médio Integrado. Mesmo com as novas modalidades da escola, ela continua com a área agrícola para os alunos, com criação de animas e plantações.
5. Em 2016, foi autorizado o tempo Integral para alunos do 1º ao 5º ano, das 7h às 16h45min.
6. Neste ano a Wolfram foi escolhida como escola-piloto para implantação do novo modelo de Ensino Médio.
7. Atualmente, são mais de 500 alunos atendidos na Wolfram, onde atuam 46 professores e 20 funcionários. A diretora é Deise Gabriela Hickmann e as vices Cassiana Luiza Schmidt e Daiane Emanueli Soda.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido