Na tarde de segunda-feira, 4, uma reunião de lideranças venâncio-airenses com representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer), em Porto Alegre, levantou questões importantes sobre a falta da lombada eletrônica na trevo do bairro Battisti, próximo ao cruzamento com a rua Sete de Setembro, na RSC-453. Estiveram presentes o deputado estadual Sérgio Peres (Republicanos), o líder comunitário e presidente da associação de moradores do bairro, Marcone Klafke, e o vereador Benildo Soares (Republicanos), que mediou a reunião com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O assunto foi a falta da lombada eletrônica no trevo do bairro, que está sem funcionar desde maio deste ano e foi retirada em junho. Faustino confirmou que a lombada retornará para o local até o fim do ano. Klafke afirmou que o diretor do Daer garantiu que os estudos para a volta da lombada serão adiantados. “Ele comentou que todo o estado tem muitas demandas a serem feitas, porém que dará prioridade para Venâncio”, declarou.
O líder comunitário, que estava à frente do protesto que reivindicou a reinstalação da lombada, contou que a atividade chamou atenção do Daer para que uma solução fosse encaminhada o quanto antes. “Os acidentes voltaram a acontecer com frequência. Nós, que moramos lá e acompanhamos tudo, sabemos”, observou Klafke.
Soares explicou que a reunião já estava marcada há mais de dois meses e, por motivos de agenda, foi cancelada em uma ocasião. O vereador afirmou que foram bem recebidos e confirmou que a conversa foi proveitosa. “Nos passaram que vão renovar o contrato com a empresa que realiza os estudos para a volta da lombada e que isso vai acontecer o quanto antes”. Soares prometeu ficar atento aos prazos e a realização dos passos para a retomada da lombada eletrônica.
Relembre
• A lombada eletrônica foi instalada em fevereiro de 2020.
• No fim do mês de maio de 2021, parou de funcionar, com isso veículos voltaram a trafegar com alta velocidade. No trecho, a velocidade máxima é de 50 quilômetros por hora.
• No fim do mês de junho, a lombada eletrônica foi retirada e, até o momento, ainda não retornou para o local.
• Há aproximadamente dois meses, moradores do bairro Battisti realizaram protesto para reivindicar por mais segurança e pela volta da lombada.
LEIA MAIS: