Um momento de inspiração, troca de conhecimentos e dicas de quem vivenciou a realidade em outros países marcou o Bate-Papo Pilhado Intercâmbio, um mundo a descobrir, realizado na manhã de quinta-feira, 4. A promoção é do Na Pilha!, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Mais de 70 jovens participaram da atividade, que foi realizada no Clube de Leituras. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas Adelina Isabela Konzen, Cônego Albino Juchem (CAJ) e Wolfram Metzler estiveram presentes e interagiram com os participantes do bate-papo.
Fizeram parte do grupo de palestrantes as integrantes da Assessoria Internacional da Unisc, Vitória Carvalho Rocho e Eveline Barden Baier; Ricardo Henrique Kretzman, acadêmico de Ciências Biológicas da Unisc; e Ana Flávia Hantt e Josiele Baron, escritoras e autoras da série Extraordinário. A conversa foi mediada pela jornalista da Folha do Mate, Taís Fortes.
Por meio do projeto ’30 on the road’, Ana e Josiele já viveram em 13 países desde 2018. Elas destacaram o tanto de aprendizado obtido e a importância de começar a preparação para o intercâmbio cedo, principalmente com relação ao aprendizado da Língua Inglesa. “Tudo são processos e começamos assim como vocês. Na nossa época, até estudar numa faculdade já era um grande passo”, declara.
Quem também compartilhou as experiências foi o estudante de Ciências Biológicas da Unisc, Ricardo Henrique Kretzman, que fez um intercâmbio por 10 meses em Portugal. Ele enfatizou a oportunidade da experiência internacional, sem a necessidade de custear as despesas. Kretzman e mais dois colegas foram beneficiados com bolsas de estudo de um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Eu sou bolsista do ProUni e ter feito o Enem foi essencial para conseguir essa bolsa”, diz.
Integrantes da Assessoria Internacional da Unisc, Vitoria Carvalho Rocho e Eveline Barden Baier falaram sobre suas experiências em outros países e as oportunidades oferecidas pela universidade, que dá todo o suporte necessário ao estudante, desde dicas gerais para a escolha do país de destino até a parte burocrática.
Uma pergunta por um brinde
Uma das propostas do encontro era que os estudantes fizessem perguntas em troca de um brinde. Para ganhar um livro da série Extraordinário, era necessário que a pergunta fosse feita em inglês.
A aluna da Escola Adelina Isabela Konzen, Paola Leonhart, 18 anos, foi a primeira a se desafiar. Ela conta que aprendeu inglês de forma autônoma, sem nunca ter feito curso. “Uma coisa que faço muito é assistir filmes e séries em inglês e ir tentando entender”, conta. Além disso, a jovem afirma que costuma ler textos para aprimorar os conhecimentos, com a ajuda de um dicionário.
Paola já está inscrita no vestibular da Unisc para o curso de Estética e Cosmética e ficou muito contente ao saber das possibilidades de intercâmbio. O sonho dela é conhecer a Austrália e o bate-papo ajudou para entender as chances de tornar isso real. “Gostei muito da conversa, é algo que quero muito e as dicas foram muito boas”, reforça.