Por determinação do prefeito Giovane Wickertm, um Gabinete de Crise foi instituído para garantir atendimento em serviços essenciais, em virtude da falta de abastecimento de água ocasionada pelo rompimento da rede bruta da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nessa terça-feira, 17. Um encontro na manhã desta quarta-feira, 18, reuniu lideranças do Executivo, Corpo de Bombeiros, Corsan, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
A sede do Gabinete funcionará junto ao Corpo de Bombeiros e as solicitações de apoio e ajuda poderão ser feitas através dos telefones 3983-1165 e 193. Também ficou determinado que nesta quarta-feira, 18, as escolas da rede municipal terão atendimento normal. A Prefeitura já disponibiliza água mineral para consumo em todas as unidades e quatro caminhões-pipas iniciarão um roteiro de abastecimento das caixas d’água.
Nesta quinta-feira, 19, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que são abastecidas pela rede da Corsan, não terão aula, mas as de Educação Infantil (Emeis) terão aula normal, pois serão abastecidas pelo Gabinete de Crise.
As unidades de saúde também receberão abastecimento, conforme a necessidade e estarão abertas. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrer reagendamentos de consultas, em especial as odontológicas. O Hospital São Sebastião Mártir tem poço artesiano e, portanto, não terá o atendimento afetado.
Os quatro caminhões-pipa têm ampla capacidade de abastecimento e a Corsan já está deslocando três do município de Farroupilha para Venâncio Aires. Um será destinado ao abastecimento da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Depois, todos entram no roteiro gerenciado pela Defesa Civil para abastecer os serviços.
LEIA MAIS: Equipe da Corsan trabalha para agilizar reabastecimento de água em Venâncio
PLANTÃO
Os cidadãos que precisarem de água poderão buscar junto aos poços da Corsan que ficam na rua Emílio Michel, um ao lado do Posto de Saúde e outro ao lado da Emei Mônica. Também haverá plantão para entregar água às pessoas que necessitarem. Nestes locais e na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Mariante o Gabinete abastecerá os caminhões-pipas.
A previsão é que a cada duas horas, três escolas sejam atendidas com água pelos caminhões, o que permitirá que os atendimentos sejam mantidos. Ainda foi determinado pelo prefeito que as equipes trabalharão à noite para abastecer com água as escolas e garantir a normalidade no funcionamento das Emeis amanhã e dos postos de saúde.
O alerta é para que todos usem racionalmente a água. A Corsan acredita que Venâncio Aires terá o serviço de abastecimento de água normalizado na sexta-feira, 20. O Gabinete de Crise volta a se reunir às 16h.
LEIA MAIS: Saiba como será o funcionamento das escolas de Venâncio por causa da falta de água