Notícias da Austrália: país reabre depois de um dos mais severos lockdowns

-

Por Ana Flávia Hantt*

Há duas semanas, trouxe aqui no ‘Pé na Estrada’ as impressões de amigos norte-americanos sobre a vacinação em massa e retomada ‘da vida normal’ nos Estados Unidos. Nesta edição, compartilho as notícias que vêm da Austrália.

O país da Oceania foi um dos mais severos em relação às regras desde o início da pandemia. No estado de Victoria, por exemplo, onde fica a cosmopolita cidade de Melbourne, os moradores passaram meses sem poder se afastar de casa em um raio maior do que cinco quilômetros e, também, sem poder receber nenhum visitante em suas residências. Todo o comércio não-essencial, assim como escolas e universidades, foi fechado; e boa parte da população passou a viver com auxílio quinzenal do governo de 1.115 dólares australianos.

“Admito que, na época, achei a reação do governo australiano à Covid completamente exagerada e desnecessária, nos trancar como eles fizeram. Agora estou grata por essa reação inicial e pelas decisões proativas que tomaram para evitar a propagação do vírus”, conta uma das amigas australianas, de 47 anos, que é professora em duas escolas privadas e continuou trabalhando remotamente. Seu marido, dono de uma empresa do segmento de seguros, também manteve todos os funcionários trabalhando de casa.
Com uma população de 25 milhões de pessoas (cerca de duas vezes a população do Rio Grande do Sul), a Austrália registrou até o momento um total de 29 mil casos e 910 mortes por coronavírus.

O país iniciou a vacinação em fevereiro com a AstraZeneca e o processo tem sido lento. Até o momento, menos de 10% da população foi vacinada, entre trabalhadores da linha de frente e idosos com mais de 70 anos. Para combater o vírus, o governo tem apostado no isolamento do país em relação ao mundo – vale lembrar que a Austrália é uma ilha – proibindo a entrada da maioria das nacionalidades e obrigando a quarentena em hotéis para aqueles retornando ao país.

Com a propagação do vírus controlada, os australianos celebram a retomada da quase-normalidade, que vem ocorrendo de forma gradativa desde o início de 2021. “A vida em Melbourne e em toda a Austrália está de volta ao normal. A escola na qual trabalho voltou ao campus na segunda semana do primeiro semestre e agora todas as atividades curriculares extras também serão retomadas no segundo semestre”, comemora a amiga australiana citada acima.

*[email protected]

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido