Inscrições para escolha da nova soberana da Sede dos Motoristas iniciam em setembro
Laisa Wendt é soberana da Sede dos Motoristas (Foto: Juan Grings)

“Quando chega julho, a gente já sabe. Sempre é uma função para lavar e limpar o caminhão e deixá-lo pronto”. Essa é a rotina da família de Laisa Wendt, 18 anos, que ano após ano sempre marca presença no tradicional desfile de caminhoneiros de Venâncio Aires, na Festa dos Motoristas, que acontece neste fim de semana. Atual soberana da Sede dos Motoristas, ela conta que, desde sempre, esse é um dos momentos mais aguardados.

Laisa, o irmão Igor e o amigo da família, Fernando Fredrich, ajudaram na limpeza do caminhão para o desfile deste domingo (Foto: Arquivo pessoal)

No entanto, a tradição de arrumar o veículo para o evento vai muito além da limpeza, é como se fosse uma oportunidade – ou uma ‘desculpa’ – para se reunir com o irmão Igor Wendt, 27 anos, e com a mãe Lisiane Beatris Schlosser, 52 anos, fazer um chimarrão, assar um churrasco e colocar as conversas em dia.

A tradição ajuda a entender como o gosto pelos caminhões funciona como um elo na família. A jovem afirma que viajar nestes veículos maiores sempre foi algo comum. “Eu me criei dentro do caminhão. Então, para mim, esse é o normal. Eu falo para todo mundo que andar de caminhão me traz um sentimento de paz, me desconecta da realidade”, garante.

Vínculo familiar

A convivência com caminhoneiros, de fato, vem de casa. O pai de Laisa, Josemar Luciano Wendt, 54 anos, trabalha no ramo há anos, profissão que foi transmitida para o filho Igor. A estudante de Técnico em Informática no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), no entanto, pondera que não pretende ser caminhoneira, embora o vínculo com estes veículos siga firme e forte.

“Na correria do dia a dia atualmente, eu não consigo mais andar de caminhão com tanta frequência. Mas sempre que meu irmão ou meu pai me convidam nos fins de semana, dou um jeito de ir. Para eles, é trabalho; para mim, é passeio”, brinca.

Soberana da Sede dos Motoristas

Além de ser entusiasta de caminhões, Laisa Wendt carrega consigo a responsabilidade de ser soberana da Sede Campestre e Cultural dos Motoristas e, por consequência, ajudar na divulgação da festa, ao lado das princesas Amanda Müller e Gabrielli Centa Alves. A corte, que foi eleita na última edição, em 2024, se despede neste ano. Por isso, para Laisa, o objetivo principal vai ser viver esta Festa dos Motoristas com o máximo de carinho e emoção.

“Ser soberana da sede vai muito além de usar a faixa e a coroa. A gente se diverte porque gosta muito de se envolver e participar”, afirma. Ela destaca que, especialmente no desfile, é sempre gratificante o carinho que as pessoas demonstram pelo trio.

Programação

Embora sua participação na organização seja mais ligada à divulgação do evento, a jovem conta que também gosta de estar por dentro das atrações. A estudante cita o balonismo, no primeiro dia, e as bandas como destaques ao longo do fim de semana. “A expectativa está muito alta”, reforça.

Ela conta que a festa de Venâncio Aires tem um valor especial: “A minha família nunca vai nas das cidades vizinhas, sempre gostamos de prestigiar a de Venâncio. O nosso desfile é mais marcante, a gente revê pessoas queridas e amigos.”

Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.