Mais do que anúncios de compra e venda de automóveis e imóveis, a página de Classificados do jornal Folha do Mate também abrange anúncios de vagas de emprego – forma de divulgação valorizada por muitas empresas no momento da seleção de uma novo colaborador.
A Venâncio Metal é uma das empresas que, tradicionalmente, divulga as oportunidades no jornal. Essa iniciativa fez com que Giovane Leismann, 23 anos, tomasse conhecimento da vaga de cronoanalista. Morador de Mato Leitão, o jovem trabalhava há mais de 4 anos na empresa Beira Rio e tinha vontade de ter novas experiências profissionais. “Foi minha namorada que viu o anúncio no jornal e me avisou, enviei o currículo e fui chamado”, comemora.
Há cinco meses na empresa, ele trabalha na área de controle do tempo de produção dos materiais. Cronometra o tempo de produção e quantidade de profissionais necessária para cada atividade, tudo com ênfase para obter melhores resultados e aproveitamento. “Eu queria novos ares e experiências e estou bem feliz aqui”, diz.
Supervisor de Recursos Humanos da Venâncio Metal, Vinicius Pereira Weingaertner afirma que a empresa tem o hábito de usar o jornal para a divulgação das vagas há bastante tempo. A plataforma é utilizada sempre que é aberta uma vaga onde é necessária qualificação. “Sempre recebemos vários currículos, precisamos selecionar para ver quais se encaixam as exigências”, conta.
O profissional destaca que é muito válida essa divulgação devido à visibilidade que o jornal tem, principalmente nas edições de sábado. Ele observa que, muitas vezes, não é a pessoa que procura emprego que vê o anúncio, mas é avisada por familiar ou conhecido sobre a seleção. Além disso, a empresa, que conta com mais de 750 funcionários e tem sede no bairro Bela Vista, também faz faz publicações nos casos de funcionários que abandonam o emprego.
Em 2018, foram 5.613 publicações nos classificados da Folha do Mate. Já em 2019, até o fim de setembro, foram 3.366.