Placas educativas propõem uma relação saudável entre pais e filhos

-

Quem nunca se deparou com um comportamento imaturo dos filhos e, no primeiro momento, não esteva preparado para dominar a situação? A maternidade é mesmo uma ‘caixinha de surpresas’ e tanto as mães mais experientes quanto as ‘marinheiras de primeira viagem’, muitas vezes são surpreendidas com atitudes inconscientes, de raiva e birras, que se manifestam na infância.

E se uma forma de enfrentar esses problemas vier dentro de um caixinha educativa, de disciplina positiva? Essa foi a ideia da psicóloga Adriana Oswald e da pedagoga Stefana Weiss. Em fevereiro deste ano, as profissionais, que também são mães, deram início à empresa ‘Porção de Afeto’, por meio da qual elaboraram caixas educativas com oito placas ilustrativas e mensagens relacionadas às ‘birras’.

“Percebemos esta necessidade depois de ter observado o comportamento entre pais e filhos na escola e também, diante das situações que ocorrem no nosso dia a dia como mães. Em alguns casos, os pais não possuem ferramentas que auxiliem no domínio da situação”, comenta a pedagoga.

De acordo com a psicóloga, a ideia de trazer um material pedagógico e educativo é uma sugestão para evitar ou amenizar as ‘birras’ das crianças, estreitar laços e melhorar o comportamento e as relações entre pais e filhos. “O material é indicado para crianças acima de um ano e meio, pois, nesta fase, elas começam a manifestar os seus desejos. As placas educativas podem se tornar uma ferramenta importante no controle emocional dos pequenos”, considera a psicóloga.

Ela acrescenta que é comum que as crianças fiquem tristes e tenham raiva. “Em alguns destes casos, o adulto não sabe como reagir e o que fazer quando isso acontece”, salienta.

Conforme Stefana, além da caixa com oito placas educativas, os pais também recebem um livreto para entender como funciona o processo. “As placas trazem mensagens positivas e são todas ilustradas para despertar o interesse dos pequenos. Elas podem ser coladas em um local visível às crianças para que, em determinadas situações, os pais possam utilizá-las como material de apoio”, afirma a pedagoga.

Além de ser uma ferramenta educativa para ser utilizada entre pais e filhos, o material também é indicado para atividades em sala de aula.

Caixa contém oito placas com mensagens e ilustrações relacionadas às ‘birras’ e um livreto explicativo. (Créditos da foto: Taiane Kussler/ Folha do Mate)

COMO UTILIZAR AS PLACAS EDUCATIVAS

1 O projeto Porção de Afeto foi criado em fevereiro, assim que a gestora do Centro Educacional Educare, Stefana Weiss e a psicóloga Adriana Oswald receberam a certificação no curso de Orientação Parental Estratégias em Disciplina Positiva.

2 Além das placas educativas, elas realizam workshops com o objetivo de apresentar uma nova filosofia de vida sobre maternidade, voltada às relações entre pais e filhos.

3 As placas educativas trazem mensagens e histórias ilustrativas que geram o diálogo, utilizadas em situações problema.

4 Uma das placas da coleção, por exemplo, mostra como manter o autocontrole emocional. As imagens ilustrativas indicam que assoprar uma vela ou cheirar uma flor pode ser uma forma prática para acalmar as crianças.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido