Placas educativas propõem uma relação saudável entre pais e filhos

-

Quem nunca se deparou com um comportamento imaturo dos filhos e, no primeiro momento, não esteva preparado para dominar a situação? A maternidade é mesmo uma ‘caixinha de surpresas’ e tanto as mães mais experientes quanto as ‘marinheiras de primeira viagem’, muitas vezes são surpreendidas com atitudes inconscientes, de raiva e birras, que se manifestam na infância.

E se uma forma de enfrentar esses problemas vier dentro de um caixinha educativa, de disciplina positiva? Essa foi a ideia da psicóloga Adriana Oswald e da pedagoga Stefana Weiss. Em fevereiro deste ano, as profissionais, que também são mães, deram início à empresa ‘Porção de Afeto’, por meio da qual elaboraram caixas educativas com oito placas ilustrativas e mensagens relacionadas às ‘birras’.

“Percebemos esta necessidade depois de ter observado o comportamento entre pais e filhos na escola e também, diante das situações que ocorrem no nosso dia a dia como mães. Em alguns casos, os pais não possuem ferramentas que auxiliem no domínio da situação”, comenta a pedagoga.

De acordo com a psicóloga, a ideia de trazer um material pedagógico e educativo é uma sugestão para evitar ou amenizar as ‘birras’ das crianças, estreitar laços e melhorar o comportamento e as relações entre pais e filhos. “O material é indicado para crianças acima de um ano e meio, pois, nesta fase, elas começam a manifestar os seus desejos. As placas educativas podem se tornar uma ferramenta importante no controle emocional dos pequenos”, considera a psicóloga.

Ela acrescenta que é comum que as crianças fiquem tristes e tenham raiva. “Em alguns destes casos, o adulto não sabe como reagir e o que fazer quando isso acontece”, salienta.

Conforme Stefana, além da caixa com oito placas educativas, os pais também recebem um livreto para entender como funciona o processo. “As placas trazem mensagens positivas e são todas ilustradas para despertar o interesse dos pequenos. Elas podem ser coladas em um local visível às crianças para que, em determinadas situações, os pais possam utilizá-las como material de apoio”, afirma a pedagoga.

Além de ser uma ferramenta educativa para ser utilizada entre pais e filhos, o material também é indicado para atividades em sala de aula.

Caixa contém oito placas com mensagens e ilustrações relacionadas às ‘birras’ e um livreto explicativo. (Créditos da foto: Taiane Kussler/ Folha do Mate)

COMO UTILIZAR AS PLACAS EDUCATIVAS

1 O projeto Porção de Afeto foi criado em fevereiro, assim que a gestora do Centro Educacional Educare, Stefana Weiss e a psicóloga Adriana Oswald receberam a certificação no curso de Orientação Parental Estratégias em Disciplina Positiva.

2 Além das placas educativas, elas realizam workshops com o objetivo de apresentar uma nova filosofia de vida sobre maternidade, voltada às relações entre pais e filhos.

3 As placas educativas trazem mensagens e histórias ilustrativas que geram o diálogo, utilizadas em situações problema.

4 Uma das placas da coleção, por exemplo, mostra como manter o autocontrole emocional. As imagens ilustrativas indicam que assoprar uma vela ou cheirar uma flor pode ser uma forma prática para acalmar as crianças.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido