A história de Asuir Silberschlag se confunde com a da Folha do Mate, afinal, foram mais de 30 anos de dedicação direta ao jornal, tendo passagem por diversas funções, como entrega, visita a clientes e administração. A história da Folha iniciou em 1972, em março de 1973 ele começou a trabalhar como funcionário, e em 1977 passou a ser sócio-proprietário.
No início dos anos 2000 parou de trabalhar diretamente na sede do jornal, mas continua acompanhando como leitor, tanto do impresso quanto do digital, e como mentor, tendo em vista o legado que construiu junto à equipe.
O sócio-proprietário da Folha ressalta o envolvimento da família – esposa Milita e os filhos Solange, Sandra e Ricardo. “Todos os meus filhos trabalharam no jornal. Isso foi importante para manter a unidade da família, que é a base de tudo”, salienta.
Asuir também menciona os avanços tecnológicos que a Folha do Mate passou e segue vivendo e ressalta que essa sempre foi uma marca do jornal. O papel social que a empresa sempre teve na Capital do Chimarrão, a partir de campanhas, também é algo que se orgulha. “Eu já previa que o jornal chegaria nessa idade. Sempre tive ideias avançadas, mas na época, parecia muito tempo para se conseguir chegar. Poder estar aqui comemorando com toda a equipe tantas conquistas é um momento muito especial.”
Asuir foi vereador em Venâncio de 1997 a 2004, atividade que teve muitas conquistas, como a aquisição do terreno onde hoje está o prédio próprio da Câmara de Vereadores, quando presidiu o Legislativo. Como atividades de lazer, gosta de conviver com a família e com os amigos, cuidar da natureza e dos animais na chácara, localizada em Linha Grão-Pará, e viajar. Os roteiros contam, inclusive, com experiências internacionais, principalmente porque a filha mais velha mora no exterior.
