A vontade de ter independência financeira fez com que, muito cedo, Ricardo Alexandre Stein, hoje com 43 anos, buscasse uma colocação no mercado de trabalho. Ele foi atrás de oportunidades e, aos 14 anos, começou a entregar jornais para a Folha do Mate duas vezes na semana. Com o passar dos anos, assumiu outras tarefas e responsabilidades. Passou pela área de cobrança, atuou como auxiliar de escritório e auxiliar administrativo. “Aprendi muitas coisas na prática, adquiri muitos conhecimentos que a faculdade não ensina e fiz muitas amizades”, diz.
Desde 2009, é gerente financeiro da empresa. Responsável por toda a gestão, financeira e administrativa, folhas de pagamento e outras demandas, é conhecido pelo comprometimento em todas as funções. “Sempre prezo por manter os princípios e o caráter em todas as atividades, valores que aprendi com minha família e com seu Asuir Silberschlag. Sou muito grato pela confiança e oportunidades que a direção da empresa me ofereceu”, afirma.
Além da atuação na Folha do Mate, Ricardinho, como é conhecido na empresa, por cerca de 10 anos trabalhou como motorista de ônibus na empresa do sogro. Além de dirigir para o transporte de algumas excursões aos finais de semana, nos dias de semana, à noite, levava os estudantes de Venâncio Aires para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além de levar os estudantes, ele também cursava Administração na instituição, onde se formou em 2007.
Nas horas vagas gosta de se dedicar na criação de algumas aves domésticas e de ficar com a família. Casado com Virlene Penz Stein, com quem está há 24 anos, é pai da linda Mariana, de 10 anos.