pórtico venâncio aires bem-vindo à capital nacional do chimarrão
Foto: Renan Zarth/Terra FM

Na tarde desta segunda-feira, 22, o deputado federal Giovani Cherini (PL/RS) reapresentou na Câmara dos Deputados um projeto que propõe o reconhecimento oficial do município de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão. O parlamentar protocolou o projeto de lei nº 4.695/2025, que busca formalizar em lei um título pelo qual a cidade já é conhecida Brasil afora. A mesma proposta foi apresentada em 2012, mas a tramitação não avançou e foi arquivada.
“Uma justa homenagem a esta terra que respira tradição, cultura e hospitalidade, levando o chimarrão símbolo de união e amizade para muito além das fronteiras gaúchas”, disse Cherini.

Em abril, durante lançamento em Porto Alegre da revista da Fenachim produzida pela Folha do Mate, Cherini se comprometeu em avançar com a proposta na Câmara (Foto: Divulgação)


Na justificativa do projeto, o deputado destaca que Venâncio já se intitula a Capital Nacional do Chimarrão e cita o pórtico de entrada e outros diversos marcos que celebram essa identidade, com destaque ao Parque Municipal do Chimarrão e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), um dos maiores eventos culturais do estado, que celebra e promove a cultura do chimarrão e da erva-mate. “O município também é o lar do Instituto Escola do Chimarrão, uma instituição dedicada a ensinar as técnicas de preparo do mate e a divulgar seus benefícios sociais e para a saúde”, destaca.
“Oficializar este título é prestar uma merecida homenagem a um povo que tão alto tem colocado o saudável e tradicional costume de beber um bom chimarrão, fortalecendo a identidade cultural não apenas de Venâncio Aires, mas de todo o nosso Rio Grande do Sul”, acrescenta o deputado na justificativa da proposta.
O projeto de lei agora seguirá para tramitação nas comissões para análise e posterior votação.

Sabia?

Venâncio Aires ainda não tem o reconhecimento em lei federal, mas já é reconhecida no Rio Grande do Sul como a ‘Capital Nacional do Chimarrão’ desde 2009, por meio da Lei Estadual nº 13.281, também de autoria de Giovani Cherini, que foi deputado estadual.