A data de 25 de maio é marcada pelo Dia da Indústria. Em um município no qual 57,8% da economia corresponde à atividade industrial, a busca pelo desenvolvimento e por ações de incentivo para a expansão dos empreendimentos é frequente por parte do Poder Público. Na última semana, foi apresentado o projeto de ampliação do Distrito Industrial Glauco Scherer. A Prefeitura de Venâncio Aires adquiriu a área de 47.290 metros quadrados no ano passado e, agora, três lotes já foram desmembrados para disponibilização aos empreendedores.
O investimento para compra do espaço foi de R$ 1,06 milhão. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, afirma que a expectativa é que, em até 60 dias, os lotes já estejam disponibilizados para as empresas interessadas. “Alguns contatos já estão sendo feitos e temos empresas locais interessadas nestes espaços”, comenta.
Os lotes são de 2.392,83, 2.422,66 e 4.909,04 metros quadrados. A liberação para instalação das empresas é mais rápida pois a área já conta com infraestrutura pronta com asfalto, saneamento e elétrica. O acesso é pela Avenida das Indústrias.
O espaço fica ainda com uma área remanescente de 37,565,47 metros quadrados que poderá ser utilizada futuramente. Como é na parte de trás dos outros lotes, será necessária licitação e projeto para abertura de uma nova rua e realização de licenciamento ambiental. A Prefeitura está em contato com empresas interessadas, inclusive de outros municípios, para o espaço mais amplo, com expectativa de grande número de postos de trabalho.
Battisti salienta que o repasse desses lotes terá uma diferença em relação ao que usualmente é feito. Em vez de repassar 100% do espaço para a empresa interessada, será feito contrato de 90%. Dessa forma, os 10% serão utilizados para a infraestrutura do local. “Isso é bom para maior comprometimento da empresa para fazer o que precisa ser feito no espaço para crescer e se desenvolver. É isso que queremos”, complementa o secretário.
ESTÂNCIA NOVA
A implantação do espaço, no entanto, está a passos mais lentos. Battisti explica que, agora, aguarda a notificação da Secretaria de Meio Ambiente para a liberação do projeto ambiental. “A licença ambiental foi encaminhada para a empresa que ganhou a licitação. São passos lentos, é tudo muito técnico”, observa. Ele diz que é necessária essa análise do projeto, assim como alterações. “Depois de concluir toda a parte de licenciamento ambiental, podemos encaminhar licitação para definir a empresa responsável para abertura das ruas e demais serviços de infraestrutura”, completa.
Em novembro de 2019, foi assinado o repasse de 83,33 hectares da área remanescente do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM) para a implantação do Distrito Industrial de Estância Nova. No ano passado, inclusive, o primeiro lote já foi repassado à empresa Bom Frango, que quer construir um centro de distribuição no local.

Qualifica Venâncio
1 Um dos diferenciais que a Prefeitura de Venâncio Aires lançou neste ano e se destaca quando se fala em mão de obra industrial é o programa municipal Qualifica Venâncio, que oferece 700 vagas em cerca de 60 cursos gratuitos.
2 As inscrições começaram em março e a realização dos cursos deve seguir até setembro. Os cursos disponibilizados foram escolhidos conforme as demandas apresentadas pelas empresas, para suprir as principais necessidades do mercado local.
3 As vagas são disponibilizadas por ordem de inscrição, o que fez com que filas se formassem, inclusive com pessoas que passaram a noite em frente à Prefeitura para garantir a vaga na formação.
4 A Administração Municipal optou pela ordem de chegada como determinante na seleção para obter o preenchimento das vagas para quem está realmente comprometido em realizar o curso.
5 Já está em fase de planejamento o programa de qualificação para o próximo ano, com a disponibilização de novas formações e em demandas que seguem necessitadas nas empresas.
6 Um dos focos que se pretende trazer para a próxima edição são cursos na área de Tecnologia da Informação (TI), uma demanda em constante crescimento e atrativa pelos salários mais elevados.
O próximo dia de inscrições de cursos do Qualifica Venâncio será em 11 de junho, a partir das 8h, na Prefeitura.
“O Qualifica Venâncio foi pensado e executado para suprir as necessidades de mão de obra nas empresas. Já estamos trabalhando na edição do próximo ano e queremos focar principalmente no que não conseguimos alcançar agora e nas principais demandas do mercado.”
NELSOIR BATTISTI – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Cursos
O próximo dia de inscrições de cursos do Qualifica Venâncio será no dia 11 de junho, a partir das 8h, na Prefeitura. Na oportunidade, serão disponibilizadas as vagas para os cursos de julho, que são:
- Torneiro Mecânico
- Eletricista predial e residencial
- Robótica
- Operação de preparação e soldagem no processo TIG
- Desenho técnico mecânico e metrologia
- Montagem de circuitos pneumáticos industriais
- Técnicas de manutenção mecânica industrial
- Excel Avançado
- NR11 – Ponte Rolante
- NR35 – Trabalho em Altura
- NR18 – Plataforma
Oportunidade de expandir produção
O incentivo industrial concedido pela Prefeitura de Venâncio Aires para as empresas oportuniza a expansão dos negócios. Seja com a cedência de um terreno ou prédio para instalação das empresas, ou com auxílio no valor de aluguel, muitas vezes essa é a chance que faltava para muitos empreendimentos alcançarem o crescimento almejado.
É o caso da Gold Calçados, que em setembro de 2021 expandiu os negócios e gera, atualmente, 160 empregos no município. A empresa foi fundada em 2009, no bairro Santa Tecla, como terceirizada do serviço de costura de calçados para a Calçados Beira Rio, que tem sede em Mato Leitão. Na matriz da Gold, eram 30 funcionários com produção exclusiva de costura.
Com o incentivo, foi possível abrir uma filial no Distrito Industrial, local onde é feita a montagem dos pares de calçados femininos. “Nós temos incentivo de aluguel da Prefeitura como contrapartida aos empregos gerados. Para nós, foi muito válido para o crescimento da empresa”, comenta o proprietário Márcio Padilha.
O empreendedor ressalta que, logo que foi aberta a filial, foram contratados 60 funcionários e, agora, já foi atingida a meta inicial de chegar a 160 colaboradores. A seleção dos profissionais foi feita pela agência do Sine de Venâncio Aires.
FUTURO
No prédio de 1.800 metros quadrados, são montados 5.500 pares de calçados por dia e feita a costura de 800 pares. Além disso, na matriz, onde atuam 20 colaboradores, são 1.200 pares costurados por dia.
Padilha enfatiza que, neste ano, a produção e o número de colaboradores devem permanecer os mesmos, mas a filial ainda tem capacidade de expandir a produção. “Não temos condições de dobrar a atual produção por falta de espaço, mas a metade do que já fizemos podemos expandir. Essa é a ideia para os próximos anos”, acrescenta.
