O dia de amanhã marca o começo de um novo ano. Pensando nisso, a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho, de Venâncio Aires, lançou neste mês um modelo de calendário para 2020 ilustrado com fotos de animais resgatados pela entidade. Segundo a presidente, Nais de Andrade, alguns desses animais já foram adotados e outros permanecem em lares temporários. No total, são 12 imagens, uma para cada mês.
Os itens foram elaborados e produzidos com o apoio de 36 patrocinadores (empresas) e mais cinco colaboradores, entre eles Leíne Fotografia – que fez as fotos usadas no calendário – e a Traço D – responsável pela criação da arte. “Já tínhamos pensado em fazer esses calendários anos anteriores, mas só agora o projeto tomou corpo. Foi muito legal, as pessoas nos apoiaram muito”, relata Nais.
Nas páginas de cada mês, além da foto com o nome do animal, ainda há um pequeno texto que conta, brevemente, a história dele. Para a presidente da Amigo Bicho, essa também é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a adoção. No total, foram impressos 500 calendários, mas a expectativa é que nos próximos dias sejam feitos mais, em função da procura.
Os calendários estão sendo vendidos ao valor de R$ 10 e podem ser adquiridos com voluntários da ONG, no MiAu Petshop ou por meio da página no Facebook ou pelo perfil no Instagram. Proprietários de empresas e comércios que tiverem interesse de deixar os itens para vender em seus estabelecimentos também podem contatar a entidade.
CASTRAÇÃO
De acordo com Nais, o valor arrecadado com a venda dos calendários deve ser utilizado, principalmente, na castração dos animais. “Não tem uma outra maneira de ajudar mais esses animais do que isso. Não existe uma proteção maior do que a castração. Além das questões ligadas à saúde, ela facilita o processo de adoção”, explica. Entretanto, a presidente da ONG Amigo Bicho, observa o valor também pode ser aplicado na aquisição de itens para alimentação e para medicação, conforme a necessidade.
Além da venda dos calendários, a entidade realiza outras ações ao longo do ano para arrecadar valores que garantem a realização das atividades e estimulam a adoção de animais. Entre elas estão as feiras de adoção e os brechós. Conforme Nais, para fevereiro está agendada mais uma edição da feira de adoção organizada pela entidade e em maio ocorre o brechó com a venda de itens de inverno.
DICAS
- Em função do calorão que tem feito nos últimos dias, a presidente da ONG Amigo Bicho dá algumas dicas para o cuidado com os animais: disponibilizar bastante água fresca e deixar eles soltos no pátio, sem corrente, em um local de sombra, para que ele possa se defender do sol e se localizar naquele espaço. “Com água fresca e alimentação ele está bem protegido”, pondera.
- Em relação aos fogos de artifício, Nais observa que para proteger os animais do barulho, é importante deixá-los em um local seguro, onde eles não corram o risco de sofrer acidentes, como dentro de casa. Caso o animal seja muito agitado, uma opção é procurar um veterinário para que ele possa receitar algo. Outra dica é que o tutor fique próximo do seu animal.
LEIA MAIS:
Fogos de artifício causam ataque cardíaco em cães