Tem surpreendido as servidoras do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venâncio Aires o aumento dos casos de cobranças indevidas de seguros e sindicatos de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou diretamente na conta-corrente de consumidores.
“São seguros contratados diretamente quando o beneficiário procura por um empréstimo. Normalmente, é sem o conhecimento do aposentado e ele só percebe quando há o desconto”, explicou a coordenadora do Procon da Capital do Chimarrão, Elisa Fernanda Bauermann, durante o programa Terra em Uma Hora da Terra FM 105.1.
De acordo com ela, o aumento dessas situações começou a ser percebido há cerca de dois meses e, pelo menos, 12 instituições, inclusive de fora do estado, realizaram esse tipo de cobrança indevida. Nesse período de 60 dias o órgão de defesa do consumidor atendeu 25 casos relacionados a essa demanda.
O que pode ser feito
A orientação é para que assim que perceber o desconto, o consumidor procure pelo Procon para que a situação seja apurada. “Nós acessamos o INSS, onde consta o nome da instituição responsável pela cobrança, e encaminhados uma reclamação solicitando o imediato cancelamento e a restituição do valor”, relatou.
Segundo Fernanda, como é mais conhecida, situações como essa costumam receber uma resposta dentro do prazo de 10 dias. O que pode demorar um pouco mais é o ressarcimento do valor para as pessoas prejudicadas. Como orientação para evitar que casos como esses aconteçam, a profissional citou a importância de ser ter atenção na hora de assinar contratos, mesmo aqueles que são digitais, e o cuidado com as vantagens ofertadas pelas instituições na hora de efetuar a venda.
“Em muitos casos são oferecidas vendas casadas, mas não é obrigatório que o consumidor contrate o empréstimo e o seguro”, alertou. Durante o programa Terra em Uma Hora, a coordenadora do Procon também falou sobre problemas envolvendo a contratação de planos abusivos de telefonia e repassou dicas para que os consumidores se atentem aos deveres no momento de fazerem compras ou negociações.
O Procon de Venâncio Aires funciona junto ao Espaço Venâncio Empreendedor, na rua Tiradentes, e o funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 2183-0676.
Dicas para os consumidores
- Exigir nota fiscal na hora da compra, pois ela será importante na hora de solicitar trocas ou garantias do produto.
- Anotar o número de protocolo em contratações de serviços feitas pelo telefone.
- Conferir o produto na hora do recebimento, no caso de compras on-line, e na hora da compra em estabelecimentos físicos.
- Não clicar em qualquer em link (endereço de sites) suspeitos, porque eles podem ser usados para extrair dados ou clonar o número de telefone.
- Não enviar dados pelo WhatsApp, o que costuma acontecer com frequência nas situações envolvendo a cobrança de empréstimos indevidos.
- Não assinar contratos ‘no calor do momento’. Sempre analisar bem o documento, porque reverter a situação pode ser complicado.
Saiba mais
• 980 é o número de registros de atendimentos feitos pelo Procon até a terça-feira, 30 de maio. Desse total, 50% tem relação com questões financeiras e o restante com as áreas de telefonia, produtos, serviços essenciais, saúde, serviços privados e alimentos.