O presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT), não foi à tribuna no período das Comunicações, na sessão de segunda-feira, 26, como costuma fazer. Disse que falaria do lugar de comando da Mesa Diretora por conta de o assunto “ter a ver com a Casa como um todo, por isso vou ficar aqui, na condição de presidente”. Ele saiu em defesa do colega Alberto Sausen (PTB), que na semana anterior foi alvo de críticas por ter parabenizado os dentistas pela passagem do Dia de Tiradentes. “Foi um fato muito chato, não o fato em si, mas a repercussão, a maneira como a situação foi tratada nas mídias sociais, nos ditos tribunais da internet, onde todo mundo é doutor, entende de tudo e se sente no direito de achovalhar qualquer pessoa, sem conhecer a sua história, motivos e objetivos”, disse. Ainda de acordo com o presidente, “o que mais me irrita e arrepia de pensar é que, se tu botar no Google a localização de onde mais foi pesquisado sobre quem foi Tiradentes, foi aqui em Venâncio. Pessoas que nunca iam saber quem foi Tiradentes e a Inconfidência Mineira estavam tirando sarro do que ele falou”. Quintana concluiu afirmando que Sausen bem representa a comunidade, “porque 95% não sabe o que foi a Inconfidência Mineira, não sabe quem foi Tiradentes ou não saberia se expressar”.
RETORNO E ESTREIA
A próxima sessão da Câmara de Vereadores, marcada para segunda-feira, dia 3 de maio, terá um retorno e uma estreia. Clécio Espíndola, o Galo (PTB), retoma sua cadeira, que estava sendo ocupada pelo primeiro suplente do partido, Alberto Sausen. Além disso, Claudete Cittolin (PSD) ocupará a vaga de Alexandre Fernandes (PSD), dando sequência ao rodízio que havia sido anunciado pelo presidente do partido, Nelsoir Battisti, que é vereador eleito, mas está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Claudete obteve 187 votos na eleição do ano passado e é a terceira suplente da legenda. Com a ida de Battisti para o primeiro escalão do Executivo e do primeiro suplente Rodrigo VT para a Patrulha Agrícola, Janete Brandão foi quem iniciou o ano no Legislativo. O terceiro e quarto meses ficaram com Fernandes e, agora, Claudete terá 60 dias para mostrar trabalho na Casa do Povo.
RAPIDINHA
• Temos um novo ‘leitor declarado’ deste espaço. Paulo Gilberto Schuster está entre os assinantes da Folha do Mate que dizem ter apreço pelos tópicos da coluna. É muito bom saber que o trabalho está sendo bem recebido. Obrigado pelo carinho. Aos poucos, vamos ganhando mais adeptos deste tipo de leitura.