reaproveitamento de água venâncio aires
Janete Maria Kroth Fröhlich, moradora de Santa Emília, conta com sistema de reaproveitamento de água da chuva (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Consciência ambiental e economia podem andar lado a lado. Exemplo disso são os sistemas de captação de água da chuva, para utilização da água no vaso sanitário, para regar as plantas ou para limpeza de pisos, calçadas e piscina. Os reservatórios são uma alternativa simples – muitas vezes, adaptados pelos próprios moradores – para garantir água em períodos de estiagem e de maior necessidade, como no verão. Ao mesmo tempo, têm um impacto financeiro importante, pois ajudam a reduzir a conta de água.

Nesta edição do caderno do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, apresentamos exemplos de duas famílias que têm sistemas de captação de água da chuva e já atestam os benefícios ambientais e financeiros da iniciativa. Além disso, mostramos como é possível garantir o desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tendo essa prática ambiental em casa, por meio do projeto IPTU Verde. Quem sabe você também se inspira para fazer o reúso da água da chuva, na sua casa?!

Confira o caderno especial Nascentes:

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.