(Foto: Juliana Bencke)
(Foto: Juliana Bencke)

Meio ano depois das enchentes que afetaram Venâncio Aires e diversos municípios do Rio Grande do Sul, ações práticas para recuperação da mata ciliar do arroio Castelhano e do rio Taquari ainda não foram realizadas em Venâncio Aires. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, um plano deve ser elaborado em parceria com os demais municípios do Vale do Taquari. “Não adianta elaborarmos planos para os nossos trechos, se nas outras cidades as Prefeituras não fizerem nada”, explica.

Matas ciliares são coberturas vegetais nativas que ficam às margens de recursos hídricos, como rios e arroios. A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Katiúscia Rodrigues, observa que a mata ciliar é fundamental para a proteção dos mananciais, da mesma forma que os cílios são importantes para os olhos, por isso o nome “ciliar”. Além disso, a vegetação que fica na beira de rios também exerce um papel relevante na contenção de enchentes, limitando os danos causados pela vazão da água.

No caso de Venâncio Aires, a pasta responsável pelo assunto alerta que é importante que o replantio seja feito com espécies adequadas à região. Além disso, deve ocorrer no período correto do ano e se certificar de que o solo está em condições. Katiúscia e o secretário Nilson Lehmen também observam que, em alguns pontos, o solo precisará passar, primeiramente, por um trabalho de recuperação da fertilidade.

Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari

A recuperação da mata ciliar tem sido defendida na região pelo grupo do Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari, composto por técnicos ambientais, ambientalistas e simpatizantes da causa, que tem cerca de 150 membros. O objetivo é dar visibilidade à problemática das matas ciliares e mostrar como a falta está relacionada aos impactos das inundações.

Em junho deste ano, o grupo se reuniu com a Prefeitura para debater possíveis ações em Vila Mariante. Uma das representantes de Venâncio é a bióloga Patrícia Renz. “O movimento tem a intenção de sensibilizar a comunidade para que possamos repensar e mudar nossas atitudes relacionadas ao meio ambiente”, afirmou, em entrevista ao Jornal Folha do Mate, em junho deste ano.

Seminário

Em setembro, o a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Movimento Pró-Matas Ciliares e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizou o seminário ‘Recuperação de matas ciliares e áreas degradadas pós-enchentes’, em Venâncio Aires. Participaram cerca de 130 pessoas, de 13 municípios, entre autoridades, técnicos ambientais e estudantes. As palestras debateram as melhores opções para a recuperação das áreas degradadas, técnicas de engenharia natural, cuidados nas escolhas das técnicas e das espécies a serem plantadas

Importância da mata ciliar

  • Controle da força da água, no caso de inundações
  • Barreira para sedimentação dos rios
  • Nutrição do solo
  • Moradia para animais
  • Manutenção da biodiversidade
  • Produção de oxigênio
  • Melhora na qualidade do ar
  • Redução da temperatura do ambiente
  • Nutrição do solo
  • Aumento da quantidade e da qualidade da água