Relacionamento com animais, uma maneira diferente de aprender

-

Desde o início das atividades, há quase dois anos, o Espaço Pedagógico Alçando Voo possui animais de estimação. São três peixes, duas coelhas, uma gata, um hamster e uma caixa de abelha sem ferrão, que vivem no local junto com os alunos.
Segundo as proprietárias Ana Maria Schimuneck e Elexandra Wagner, foi na Páscoa do ano passado, que surgiram os primeiros bichinhos, as coelhas Florzinha e Ventania. “Uma aluna comentou que seria legal ter coelhos, por causa da Páscoa, e nós adotamos a ideia. Foi quando um menino doou uma das coelhas e, para não deixar ela sozinha compramos a outra”, lembram as professoras.
Em seguida surgiu a gata, que foi achada pelas crianças. “Um dia os alunos falaram que havia ninho de gato no pátio. Começamos a procurar e achamos uns quatro filhotes, mas eram da vizinha. Fomos avisar ela e ganhamos uma gatinha, a Luna”, comentam. As professoras ainda dizem que a gata é o xodó do lugar. “No início, quando era filhotinha, as crianças davam leite de colher para alimentá-la. Hoje em dia, ela está por tudo com eles, até deita no sofá junto”, acrescentam.

RELACIONAMENTO

O vínculo com os animais é levado a sério por todos da espaço pedagógico. Ainda quando a gata era pequena, para não deixar ela sozinha no fim de semana, cada aluno podia levar o animal para casa. “Era solicitada uma permissão para os pais da criança que queria e podia levar. Chegamos a fazer lista de espera.” Outra curiosidade sobre essa relação é a transformação no olhar de alguns. “Quando levavam para a casa contavam que tinha alguém da família que não gostava de gato e depois da experiência com a Luna passou a adorar. Assim como, tinha aluno que não gostava dos animais no começo, explicamos sobre a importância de cada um e agora é umas das pessoas que mais mima eles”, ressaltam.
A Alçando Voo também tem um hamster, o Bob. “Quando ganhamos, a família que doou disse que ele era um pouco arisco e podia morder, porém ficamos impressionadas com a adaptação rápida do animal e com o carinho que ele tem por todos.” A criançada que frequenta o espaço, também aprende sobre abelhas sem ferrão, pois neste ano, receberam uma caixa com milhares da espécie. “Elas produzem mel puro, já abrimos a caixa algumas vezes para observar sobre a vida delas”, destacam.
O Cleberson, Furacão e a Pérola são os peixinhos que completam o grupo. Vivem na cascata e são cuidados e alimentados pelas professoras e alunos. Todos tiveram nomes escolhidos pelas próprias crianças, mediante votação. Como o pátio tem muitas árvores, diariamente também se encontra muitos pássaros pela Alçando, proporcionando convivência dos alunos com a espécie.

João Gabriel adora os animais e tem a gata Luna como xodó (Foto: Eduarda Wenzel)

Para o estudante João Gabriel Faria Correa Villela, 9 anos, os animais trazem mais vida para a terra. “Acho legal, pois em outros turnos oposto que eu ia não tinha bichinhos e quando tinha eram presos. Eles são importantes pois ajudam nos relacionamentos e também são fofos e carinhosos.”

 

“Procuramos trabalhar o resgate de valores e o vínculo entre eles e os animais fazem com que eles aprendam a cuidar um do outro, de forma mais humana e menos tecnológica.”
ANA MARIA SCHIMUNECK
Professora sócia-proprietária
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido