O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado no país, em 1946, pela Confederação Nacional do Comércio, e é mantido por empresários do comércio de bens, turismo e serviços, com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do setor e suas famílias. A unidade de Venâncio Aires foi implantada 58 anos depois, em 25 de outubro de 2004.
Conforme a demanda do município, que é determinada e pedida através da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), junto aos sindicatos e representantes comerciais, a instituição iniciou as atividades em Venâncio Aires apenas com academia, odontologia e turismo.
Passados 15 anos, o Sesc segue com esses serviços, mas expandiu a atuação, com ações na área cultural, ginástica alternativa, atendimento com nutricionista, recreação e grupo Maturidade Ativa.
O público-alvo da entidade são pessoas que trabalham em comércios e serviços. Porém, de acordo com a gerente da unidade operacional, Diane Lacerda Araujo, a equipe entende que para chegar ao propósito é preciso atender todos públicos. “Todos os serviços são para a comunidade, o que muda é o valor para quem trabalha no comércio e para quem atua em outras áreas. Eventos na rua, de lazer, recreação e cultura, muitas vezes são gratuitos e para toda a comunidade.”
RECONHECIMENTO
Diane, que atua há 6 anos como gerente do Sesc, percebe uma mudança na visão da comunidade sobre o Sesc. “No início, eu chegava nos lugares e as pessoas achavam que eu trabalhava na academia. Ficava pensando: ‘mas, o Sesc tem tantos outros serviços além da academia’. Acho que hoje essa visão já está superada”, observa.
A subgerente Deise Caroline da Costa, lembra que, quando começou a trabalhar no Sesc de Venâncio Aires, há 12 anos, a entidade era lembrada quase que, exclusivamente, pelo serviço de brinquedos infláveis, que integra a parte da recreação.
“Uma das maiores mudanças, desde que eu estou aqui, é o reconhecimento do Sesc. Quando veio para a cidade, o Sesc era conhecido pelos brinquedos infláveis e pelas ginásticas, como dança. Com o passar do tempo, começamos a ser conhecidos pela cultura, e hoje acredito que somos conhecidos por todos os serviços.”
Sesc em números
- A unidade de Venâncio Aires tem 18.754 cadastros
- Entre eles, 7.658 (41%) são comerciários e empresários titulares
- Além disso, são 5.873 (31%) dependentes de comerciários e empresários e 5.223 (28%) cadastros de público em geral
ABRANGÊNCIA
Há 15 anos, quando iniciou as atividades na Capital do Chimarrão, a instituição abrangia, além de Venâncio Aires, mais sete municípios: Passo do Sobrado, Vale Verde, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Paverama,Taquari e Santa Clara do Sul. Com o passar dos anos, deixou de abranger Cruzeiro do Sul e começou a atender Boqueirão do Leão e Gramado Xavier.
SAIBA MAIS
- São mais de 580 unidades do Sesc espalhadas pelo Brasil, sendo 70 no Rio Grande do Sul. Ao todo, cerca de 36 mil pessoas são funcionárias da instituição.
- Na unidade de Venâncio Aires são 16 funcionários, uma temporária, duas estagiárias e um menor aprendiz.
- O Sesc está em 1º lugar no ranking 2019 das melhores empresas para trabalhar no Brasil – Terceiro Setor, segundo levantamento do Great Place to Work Brasil (GPTW)
- O Sesc/RS também está entre as cinco ‘Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil’’, conforme o Instituto Great Place to Work (IGPW)
- Antes de ter a unidade em Venâncio Aires, o Sesc de Santa Cruz do Sul abrangia o município.
- A primeira gerente do Sesc de Venâncio foi Sandra Maritza de Siqueira Schifelbein