Uma Tipuana caiu sobre uma caminhonete Courrier, na manhã desta quinta-feira, no bairro Brígida, em Venâncio. O veículo estava estacionado na rua Brígida Fagundes, em frente a uma casa, quando a árvore caiu, atingindo a cabine. Por sorte não havia ninguém no interior.
Não ventava naquele momento, mas aparentemente a base do tronco está podre e não havia raízes.
Moradores reclamam que já pediram providências para a Secretaria do Meio Ambiente, se referindo às diversas tipuanas que existem na rua Brígida Fagundes, mas nada foi feito. “Faz mais de um ano que pedimos providências, mas nada foi feito. E se uma árvores destas cair sobre uma casa, quem paga os prejuízos”, questionam.
Dias atrás, uma tipuana, plantada na rua General Osório, bem próximo da que caiu hoje, sucumbiu a um temporal. Por sorte, não atingiu nenhuma pessoa, animal, veículo ou casa.
A Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura, informa que o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, conferiu in loco na tarde dessa quinta-feira, 2, a situação das tipuanas na rua Brígida Fagundes.
O responsável pela pasta destaca que a queda da tipuana ocorreu em decorrência do comprometimento das raízes. “As raízes estavam podres, mas não era perceptível, pois a árvore, aparentemente estava saudável, com uma copa bonita”.
Para a próxima semana está programada a poda das demais árvores daquela rua. “A Secretaria do Meio Ambiente e a de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) tem um cronograma e a poda das tipuanas na rua Brígida Fagundes deve ocorrer semana que vem”, explica Schwertner.
O secretário ainda solicita que as pessoas que tiverem problemas relacionados a galhos que precisam ser podados ou necessitem de autorização para corte de árvores contatem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3983-1034.
*Texto atualizado às 16h46min.