No dia 27, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Alimentação e Afins (Stifumo) de Venâncio Aires promove assembleia para dar início à pauta de reajuste salarial, referente ao acordo coletivo para o ano de 2020. O encontro será na sede da entidade, na rua Coronel Agra, às 17h30min. Além de discutir, de forma especifica, a situação salarial dos trabalhadores da indústria de tabaco, também será construída a pauta reivindicatória dos trabalhadores no ramo de bebidas, padarias, erva-mate e carnes.
Conforme o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, a intenção é construir pauta inicial, na qual ainda não estão definidos percentuais de reajuste, tampouco pedidos de ganhos aos trabalhadores nas indústrias do tabaco. Mas ele destaca ainda que a meta é manter os benefícios econômicos e sociais conquistados em anos anteriores e mesmo tentar um ganho salarial real. “É a primeira reunião, para iniciar as negociações para o reajuste anual da categoria”, aponta. O acordo coletivo vigente encerra em dezembro. Durante o período de safra do fumo, o sindicato chega a representar seis mil trabalhadores.
Fentifumo
Mesmo o Stifumo de Venâncio Aires não sendo mais filiado à Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), a entidade maior também dará início à pauta de reajuste salarial. A federação reúne-se, no dia 19, com sindicatos vinculados, nos três estados do Sul, em encontro que será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
Nesta rodada, serão definidas as propostas que serão encaminhadas à JTI e à Souza Cruz. O próximo encontro, que ocorrerá já com a apresentação das propostas de reajuste, está marcado, com as mesmas empresas, para o dia 2 de outubro.
A partir de novembro serão realizadas as rodadas de negociação com dirigentes das empresas Universal Leaf e as demais processadoras de tabaco da região. Com a Philip Morris Brasil, as negociações iniciam em janeiro de 2020.