Tradição: o papel do jornal na vida da comunidade

-

Algumas pessoas preferem ler o jornal na primeira hora da manhã, já outras deixam para conferir as notícias, no decorrer do dia ou no final da tarde, durante o horário do chimarrão em família. O que não muda é que, mesmo com as mudanças tecnológicas e o avanço das redes sociais, manusear o papel e conferir as notícias do dia no jornal impresso segue como uma tradição.

Com caráter comunitário, o conteúdo da Folha do Mate tem relação direta com a vida dos venâncio-airenses e moradores dos municípios vizinhos. É difícil encontrar, na Capital Nacional do Chimarrão, alguém que não tenha um parente ou amigo que ‘saiu’ na Folha do Mate ou, mesmo, algum recorte de jornal guardado em casa.

Às vezes, inclusive, a informação impressa acaba sendo divulgada nas redes sociais. Foi assim com a professora Angélica Treib. Depois de prestar concurso público para professora de séries iniciais e ensino fundamental no Município, ela aguardava ansiosa pela nomeação.

A notícia tão aguardada chegou em junho do passado, por meio de edital da Prefeitura, no jornal. “Foi uma emoção muito grande, pois esperava muito a nomeação. Logo cedo pela manhã uma amiga já me enviou a imagem, e logo após vi no jornal também”, conta a profissional, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer, instituição na qual também estudou.

Neste ano, ela compartilhou a foto do edital no Facebook, para relembrar a data. “Já se passou um ano de um dia muito emocionante, dia da minha nomeação, de um sentimento único ao ver o meu nome estampado no jornal, em saber que conquistei o que eu tanto queria, que alcancei um dos objetivos da minha vida, e fazer o que tanto me realiza”, destaca.

Editais e homenagens

A Folha do Mate é o principal meio de divulgação de editais oficiais do Poder Público, de sindicatos, escolas, associações de moradores e demais entidades do município e da região. Em 2018, foram publicados 535 editais, sendo que 286 são da Prefeitura de Venâncio Aires.

Homenagens de formatura e falecimento e os proclamas de casamento – publicação oficial do Cartório de Registros – também estão entre as publicações do jornal guardadas como lembrança por muitas pessoas. No ano passado, foram divulgados 26 editais de proclamas.

317

é o número total de editais publicados na Folha do Mate no primeiro semestre de 2019. Entre eles, estão nomeações de profissionais, divulgação de processos seletivos e de licitações.

“O jornal impresso, em especial a Folha do Mate, possui uma identidade cultural bem definida e dialoga com Venâncio Aires e região, construindo assim, a sua identidade. O jornal faz com que a comunidade tenha mais espaço para se expressar, assumindo o papel de porta-voz entre as pessoas e instituições.”

DEMÉTRIO DE AZEREDO SOSTER

Doutor em Ciências da Comunicação e professor da Unisc

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido