Com apenas um magistrado titular na Comarca local desde janeiro, Venâncio Aires vive nova expectativa para contar com mais juízes. Conforme matéria publicada pela Folha do Mate em julho, havia a previsão de o município receber novos profissionais em setembro. No entanto, a informação mais recente é de que isso deve ficar para o mês que vem.
Através da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Corregedoria-Geral da Justiça informou que “houve atraso no cronograma original da votação da promoção, processo que será realizado em outubro.”
Ainda de acordo com a Corregedoria, as duas Varas de Venâncio vão ser providas por promoção. O procedimento está na fase de levantamento de dados sobre os juízes que se candidataram à promoção, para instruir a decisão a ser tomada. Quanto aos critérios, a 2ª Vara será provida por critério de antiguidade e a 3ª Vara por merecimento.
Demanda
Enquanto isso, João Francisco Goulart Borges segue como único titular. Além da 1ª Vara, desde de fevereiro ele responde, também, como juiz substituto da 2ª Vara Judicial. A carga dele só não é maior porque a 3ª Vara tem Márcia Wrasse como juíza substituta.
Desde então, os números de processos não variaram muito (cerca de 25 mil em tramitação), com prioridade para o que é considerado urgente. Nesse pacote, estão liminares e a manutenção das audiências que envolvam réus presos. Também são prioridades demandas envolvendo crianças e idosos e questões relacionadas à saúde, como pedidos de cirurgias e medicação de uso contínuo ou especial.