UPA completa seis anos, com média de 4,5 mil consultas mensais

-

A Unidade de Pronto Atendimento de Venâncio Aires (UPA) completa, nesta quinta-feira, 18, seis anos de atuação. Durante esse período, foram realizados 300 mil atendimentos na unidade, que atende, além de moradores do município, a população da microrregião, que contempla Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. No total, 93% dos pacientes são de Venâncio Aires.

A UPA é administrada pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e mantida com recursos da União, Estado e Município. O custo operacional mensal da unidade é de R$ 490 mil. Dos 100 profissionais na equipe de trabalho, cerca de 40 fazem parte do corpo clínico. Durante todo o dia e a noite, dois médicos estão no local para realizar os atendimentos. A unidade funciona 24 horas por dia e atende, em média, 4,5 mil consultas por mês.

O superintendente administrativo da UPA, Rodrigo da Silva, afirma que unidade está com um número crescente de atendimentos desde que foi inaugurada. “Muito pela qualidade e resolutividade dos atendimentos as pessoas continuam procurando cada vez mais. A UPA veio suprir uma demanda entre a unidade de saúde e o hospital e acredito que está desempenhando bem esse papel”, ressalta.

Readequação e desafios

O administrador salienta que no último ano a unidade teve dois grandes marcos. O primeiro deles foi em novembro de 2019, com uma elevação de cerca de 20% nos atendimentos em virtude da realização das consultas sem urgência – classificação de risco azul e verde – que anteriormente eram feitas no HSSM. “Tivemos que primeiro nos readequar por conta do aumento do fluxo, depois para atender menos, porém com mais cuidados com diferentes protocolos a cada dia”, explica.

O segundo marco citado por Silva é o início da pandemia da Covid-19, neste ano. Ele afirma que, devido ao espaço amplo da unidade foi possível dividir os pacientes para que aqueles com sintomas respiratórios fossem atendidos em outro espaço.

Na sala de espera, também foi feita uma divisória para dividir os pacientes por grupos durante a espera da consulta. “O desafio no momento é a proteção, tivemos uma mudança no perfil dos atendimentos. Antes era um volume maior, agora são menos atendimentos, porém com um cuidado maior”.

Padrão e excelência no atendimento

Rodrigo da Silva enfatiza que o foco do trabalho da UPA é priorizar o padrão e a excelência no atendimento. “Temos uma equipe muito boa e qualificada. Médicos já com especialização e uma avaliação muito positiva tanto dos pacientes quanto dos profissionais que trabalham aqui.”

Silva defende que uma das questões que faz com que a UPA tenha uma qualificação positiva é a gestão feita pelo hospital que, segundo ele, facilita muito os encaminhamentos. “Venâncio tem uma estrutura de saúde muito boa. Acredito que tivemos dois marcos importantes no município, que foram a criação da UTI e da UPA”, destaca.

A Unidade de Pronto Atendimento também se destaca pela estrutura, com oito leitos de observação e dois de emergência, onde também são feitos exames laboratoriais e raio-x. A estrutura e os serviços disponibilizados no local garantem que a UPA seja capaz de resolver 90% dos atendimentos no local, sem a necessidade de encaminhamento dos pacientes para o HSSM.

  • 90% dos atendimentos são de baixa complexidade, com classificação de risco azul e verde.
  • 21 mil é o número de atendimentos já realizados na UPA de Venâncio Aires em 2020. Em 2019, foram 55 mil durante todo o ano.

LEIA MAIS: ‘Afrouxamento’ no uso de máscaras nas ruas de Venâncio preocupa Secretaria da Saúde



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido