Ocorre amanhã, a partir das 19h30min, na Câmara de Vereadores, a sexta edição do troféu Mulher Ativista em Destaque. A proposta da ONG Alphorria, e o evento também é em alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra, celebrado em 25 de julho.
Ao todo, dez mulheres com relevantes serviços prestados à comunidade de Venâncio Aires serão reconhecidas. Com essa edição, já chegam a 62 as mulheres que receberam o troféu.
As homenageadas
• Alice Theis: É coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação, cargo que exerceu também de 2009 a 2014. Foi conselheira e presidente do Conselho Municipal de Educação. Além disso, presta assessoria a diversas secretarias de Educação e realiza palestras, especialmente para famílias e educadores.
• Aline Zeneida da Silva: Formada em Pedagogia e Filosofia, com Pós-Graduação em Supervisão Escolar, Orientação Escolar, Sociologia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), também faz uma especialização na docência do Ensino Religioso. Atua como professora na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Crescer e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos. Aline também faz parte do Coletivo Agbára/RS e está à frente da ONG Cidadã.
• Angélica Xavier: Natural de Teutônia, reside atualmente em Lajeado. É integrante do Grupo de Estudos da ONG Alphorria. Acadêmica do curso de Educação Física Licenciatura e Bacharel na Univates, busca sanar suas inquietações pessoais por meio do trabalho de conclusão de curso ‘A pesquisa tematiza a Cultura Afro-Brasileira nas práticas pedagógicas de Educação Física Escolar’.
• Fernanda Garcia de Garcia Maciel: Natural de Santa Cruz do Sul, estudou no Colégio Marista São Luís, é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) desde 1996 e cursou a Escola Superior do Ministério Público. Foi estagiária no Ministério Público Estadual durante oito anos e oficial escrevente no Poder Judiciário Estadual por dez anos. Atualmente é sócia da Magrass, unidade de Venâncio Aires.
• Jalila Stahl Böhm Heinemann: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-graduada em Administração Pública – Gerência de Cidades pela Uninter. Atualmente, é secretária municipal de Planejamento e Urbanismo e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim).
• Jaqueline Caríssimi: Formada em Jornalismo pela Unisc, cursa Pedagogia e pós-graduação em Educação. Iniciou a carreira como professora de Educação Infantil e de séries iniciais. Na área da comunicação, já atuou na Rádio Venâncio Aires, Rádio Terra FM, Gazeta do Chimarrão e, há 15 anos, integra a equipe da Folha do Mate. É membro da Liga Feminina de Combate ao Câncer e do Lions Clube Melvin Jones.
• Michele Vargas: Graduada em Direito pela Unisc desde 2010 e em Ciências Militares na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, em 2015. Atualmente, cursa a pós-graduação em Violência Doméstica, na Faculdade Dom Alberto. Hoje, desempenha a função de comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, em Venâncio Aires, com responsabilidade sobre oito cidades da região. Michele é responsável pela reativação da Patrulha Maria da Penha na cidade. É integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim).
• Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Natural de Porto Alegre, foi indicada em 2012 pelo Movimento Negro e designada pelo presidente da República como conselheira da Câmara de Educação Superior. Foi relatora do parecer CNE/CP 3/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Foi professora visitante na University of South Africa, na África do Sul; Universidad del Estado de Morelos, no México; e Stanford University, nos Estados Unidos. Integra, como militante, o grupo do Movimento Negro – Agentes de Pastoral Negros e colabora junto ao Yacorek, na condição de conselheira.
• Sabrina Daniana da Rosa: É formada em Letras/Inglês e tem especializações na área de Orientação e Coordenação Pedagógica. Há pelo menos 18 anos atua no Magistério, 11 deles na rede municipal de educação. Há seis anos está na direção da Emef Dom Pedro II, localizada na Linha Hansel.
• Vanessa da Silva: A empresária iniciou suas atividades no comércio de Venâncio Aires, juntamente com os pais, no ramo de vestuário, atuando na parte de vendas. Formou-se em Administração pela Faculdade Dom Alberto, em 2015. Hoje, após 12 anos de empreendedorismo, atua como sócia-proprietária da Loja Caju.