Venâncio Aires tem primeiro caso confirmado de coronavírus. A informação foi divulgada no fim da tarde desta segunda-feira, 13, pelo prefeito Giovane Wickert e pelo secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber durante live no Facebook. O dado também consta no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde atualizado pouco depois das 18h.
Segundo informações do Município, trata-se de um homem de 67 anos, natural de Venâncio Aires, com histórico de doença neurológica crônica. O paciente está em estado grave e internado na UTI do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), onde respira por ventilação mecânica. Ele não tem histórico de viagem e nem contato com alguém que tenha viajado.
A Vigilância Epidemiológica já fez contato com a família do paciente e ela também está sendo monitorada. O homem buscou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro na quinta-feira, 9, data em que fez a coleta para realizar o teste para Covid-19. O resultado do exame chegou nesta segunda-feira.
Depois, ele foi para o HSSM e foi encaminhado para o setor Covid-19. No fim de semana, o paciente foi transferido para a UTI da casa de saúde. “Não é uma surpresa, mas a gente lamenta a confirmação do primeiro caso de coronavírus detectado no município de Venâncio Aires”, destacou o prefeito Giovane Wickert.
Durante pronunciamento, Schwengber reforçou a importância da conscientização das pessoas, em especial com os cuidados de higiene e proteção. “Sabíamos que isso, mais cedo ou mais tarde, acabaria acontecendo. Era o que sempre dizíamos: nós não moramos em uma ilha, não estamos isolados do mundo. Serve de alerta para a nossa população, para que se tome cada vez mais os cuidados referentes ao coronavírus. Reforço a importância de que as pessoas fiquem em casa, saiam somente se for estritamente necessário e utilizem a máscara de proteção para não disseminar de uma forma muito grande o vírus por toda a cidade. O vírus deve estar circulando. Este é o primeiro caso. Tomara que se tenha um número reduzido de casos, mas para isso precisamos da conscientização de cada um”, salientou.
Wickert ainda reforçou que todos os cuidados estão sendo tomados pelo Município. “Estamos nos preparando e muito para caso tenhamos um grande número de casos confirmados. Tomara que isso não aconteça. Mas se acontecer, vamos estar preparados.”
EM ANÁLISE
Venâncio ainda aguarda o resultado de outros dois testes que estão em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). Os dois pacientes com suspeita de coronavírus estão internados no HSSM: um no setor Covid-19 e outro na UTI. No total, já foram testadas 50 pessoas, destas 43 foram negativados e quatro descartados.
Texto atualizado às 19h38min.
VEJA O PRONUNCIAMENTO:
Urgente: Covid-19
Publicado por Prefeitura de Venâncio Aires em Segunda-feira, 13 de abril de 2020