A tradição de limpar o cemitério e ornamentar os túmulos com flores novas é mantida pelo aposentado Victor Rodrigues da Silva. Aos 72 anos, o morador do bairro Aviação foi ontem à tarde com a esposa até a Casa Walter, na área central de Venâncio, escolher flores para os familiares que já partiram.
Ele comprou flores plásticas para os avós, os pais e demais familiares que estão sepultados em cemitérios do município. “São flores para umas oito pessoas”, explicou Silva, ressaltando que sempre vai ao mesmo local fazer as compras para o Dia de Finados.
Segundo o aposentado Walter Nedwed, tratam-se de flores artificiais, produzidas com poliéster. O proprietário da Casa Walter espera que o tempo colabore para ter boas vendas neste período e manter a tradição de comercializar flores nesta época do ano.
No entanto, observa o aposentado, se a chuva não der uma trégua, “poderemos ter uma redução de 20% nas vendas”.
Na Brincasa, no Centro, as vendas ainda estão tímidas. A gerente Paula Anschau, 26 anos, acredita que a chuva atrapalha um pouco e que os clientes farão as compras mais próximos do Dia de Finados.
Ela ressalta que algumas pessoas preferem fazer a limpeza dos túmulos e aproveitam os mesmos vasos para colocar as flores novas. “Eles trazem aqui e montamos o arranjo”, explica a gerente.
Mesmo com a chuva, a agricultora Lúcia Schwinn, 50 anos, foi comprar flores plásticas para cultuar os familiares mortos. Ela observa que é uma tradição a limpeza dos túmulos e a colocação de flores novas, a cada Finados.
LIMPEZA
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Renato Gollmann, o Município já fez a limpeza e retirada de entulhos dos cemitérios de Linha Ponte Queimada, da Vila Rica e do Municipal. O trabalho foi antecipado pelas equipes da pasta em função da previsão de chuva para esta semana. Nestes locais, também foram colocadas britas com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas por esses espaços durante o Dia de Finados.
O chefe da pasta ainda relata que pedidos feitos por comunidades para a distribuição de britas em cemitérios localizados no interior ou na cidade também foram atendidos.
*Colaborou Taís Fortes