Venda de flores para o Dia de Finados é garantida

-

A tradição de limpar o cemitério e ornamentar os túmulos com flores novas é mantida pelo aposentado Victor Rodrigues da Silva. Aos 72 anos, o morador do bairro Aviação foi ontem à tarde com a esposa até a Casa Walter, na área central de Venâncio, escolher flores para os familiares que já partiram.

Ele comprou flores plásticas para os avós, os pais e demais familiares que estão sepultados em cemitérios do município. “São flores para umas oito pessoas”, explicou Silva, ressaltando que sempre vai ao mesmo local fazer as compras para o Dia de Finados.

Segundo o aposentado Walter Nedwed, tratam-se de flores artificiais, produzidas com poliéster. O proprietário da Casa Walter espera que o tempo colabore para ter boas vendas neste período e manter a tradição de comercializar flores nesta época do ano.

No entanto, observa o aposentado, se a chuva não der uma trégua, “poderemos ter uma redução de 20% nas vendas”.

Na Brincasa, no Centro, as vendas ainda estão tímidas. A gerente Paula Anschau, 26 anos, acredita que a chuva atrapalha um pouco e que os clientes farão as compras mais próximos do Dia de Finados.

Ela ressalta que algumas pessoas preferem fazer a limpeza dos túmulos e aproveitam os mesmos vasos para colocar as flores novas. “Eles trazem aqui e montamos o arranjo”, explica a gerente.

Mesmo com a chuva, a agricultora Lúcia Schwinn, 50 anos, foi comprar flores plásticas para cultuar os familiares mortos. Ela observa que é uma tradição a limpeza dos túmulos e a colocação de flores novas, a cada Finados.

LIMPEZA

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Renato Gollmann, o Município já fez a limpeza e retirada de entulhos dos cemitérios de Linha Ponte Queimada, da Vila Rica e do Municipal. O trabalho foi antecipado pelas equipes da pasta em função da previsão de chuva para esta semana. Nestes locais, também foram colocadas britas com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas por esses espaços durante o Dia de Finados.

O chefe da pasta ainda relata que pedidos feitos por comunidades para a distribuição de britas em cemitérios localizados no interior ou na cidade também foram atendidos.

*Colaborou Taís Fortes



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido