Vilmar de Oliveira, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), foi sondado para a presidência da 16ª Festa Nacional do Chimarrão. Ontem, em entrevista no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, despistou sobre o assunto. Ao mesmo tempo, afirmou que ele e os presidentes da Caciva que o antecederam pensam a Fenachim mais voltada aos negócios, a exemplo de outras feiras que se consolidaram no Rio Grande do Sul a partir deste formato. Ele acredita que o modelo vai acabar sendo adotado nas próximas edições. O sonho de qualquer empresário é ter em seu município uma festa/feira no estilo da Expodireto, de Não-Me-Toque, que faz sucesso a cada realização. O problema é conseguir reproduzir o evento. E, em Venâncio Aires, me parece difícil desvincular todo o lance da tradição do chimarrão, do churrasco, das apresentações artísticas e do passeio familiar no Parque durante a Fenachim. Talvez seja possível fazer um meio a meio, mas deixo o assunto para as autoridades.
Cultura e Esportes
O servidor público Dieferson Umbelina, que com frequência publica opiniões relacionadas à política nas redes sociais, postou vídeo no fim de semana no qual classifica como “chantagem” a exigência do presidente do Republicanos, Benildo Soares, de que o partido fique com a Secretaria de Cultura e Esportes a partir de janeiro do ano que vem. Umbelina, que também é desportista, afirmou que não concorda e que vai fazer barulho contra “o loteamento da secretaria”. Ele quase concorreu a vereador na eleição passada e, vira e mexe, faz enquetes para saber se seu nome teria boa aceitação em uma eleição. No fim de semana, ouvi rumores acerca de nomes cotados para assumir uma pasta, caso o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) atenda a demanda do Republicanos. Só que tem um outro detalhe nesta história: a vereadora Helena da Rosa (MDB) já foi convidada para assumir a mesma secretaria e deixou para 2022, quando se aposenta. Tem muita água para passar embaixo desta ponte.
Sessão solene hoje
Tem sessão solene hoje à noite, às 19h30min, na Câmara de Vereadores. Com muito orgulho, estou entre os homenageados, para receber o título de Cidadão de Venâncio Aires, por indicação do vereador César Garcia (PDT). Outras 14 pessoas e uma empresa serão reconhecidas durante a solenidade. Agradeço de coração ao parlamentar e a todos os filhos desta terra que tão bem receberam a mim e à minha família. Espero poder retribuir à altura.