Dezembro chegou e, com ele, os dias mais quentes começam a ser ainda mais frequentes. Sentimos mais sede no decorrer do dia e a escolha é normalmente por alimentos líquidos e gelados. Por isso, as batidas ou vitaminas de frutas são uma boa opção de refeição no verão.
A nutricionista do Sesc Lajeado, que atende em Venâncio Aires, Juliette Carvalho, explica que elas são benéficas por serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, promover um aporte de energia e serem ricas em fibras. “As vitaminas de frutas são ótimas opções no verão, pois procuramos alimentos mais líquidos e gelados”, comenta.
Porém, a nutri alerta que elas não podem ser trocadas pelo consumo de água, pois somente a água vai dar a hidratação que o corpo precisa. “Uma dica é congelar as frutas quando estão começando a estragar, como morango e banana, e usá-las na vitamina com leite gelado”, sugere.
Juliette afirma que as batidas podem ser consumidas no café da manhã ou lanche da tarde. O recomendado é o consumo de quatro a cinco porções de frutas variadas durante o dia e, se for fazer a vitamina, pode utilizar uma ou duas frutas diferentes e ingerir 300ml.
A nutri diz que as batidas são muito variadas e devem ser preparadas com frutas e vegetais da estação, para que se obtenha a quantidade máxima de nutrientes e ingredientes da melhor qualidade.
Ela também explica que para quem tem intolerância ao lactose, o ideal é que seja utilizado leite sem lactose ou leite vegetal. “As batidas de frutas com base de leite e os smoothies, preparados com diferentes frutas, verduras, folhas, sementes, água, vegetais e bastante gelo, resultam em uma batida mais cremosa”, explica.
“Tá calor, tô com sede”
Juliette explica que quando o verão chega e os dias ficam mais quentes, o organismo precisa trabalhar ainda mais para manter os 37°C e não deixar que o corpo esquente demais. “Isso pode explicar a sensação de cansaço que é frequente para muitas pessoas”, completa.
Para evitar desidratação, a perda d’água pela transpiração em excesso deve ser reposta por meio da ingestão maior de líquidos ao longo do dia, preferencialmente, água, água de coco e sucos naturais. “É aconselhável o aumento do consumo de frutas e verduras, pois contém uma maior quantidade de água, vitaminas e minerais, como a melancia, manga e melão”, defende.
#Fikadika
O ideal é que a batida seja consumida na hora. Você pode deixar as frutas na geladeira ou congeladas para utilizar na hora de preparar. Caso for conservar na geladeira o restante da batida, coloque em uma jarra de vidro ou uma garrafa térmica de metal. Alimentos geralmente permanecem frescos por mais tempo no vidro e metal do que em plástico e consuma em 24 horas.
“Podemos variar os preparos nutritivos para descobrir novos alimentos sem enjoar. Testamos e escolhemos ingredientes que mais nos beneficiam. Para ficar mais nutritivo, podem ser adicionados outros alimentos na batida, como a linhaça e aveia.”
JULIETTE CARVALHO
Nutricionista do Sesc