Uma companhia diária. Seja para tomar chimarrão, falar sobre o dia a dia ou tirar dúvidas sobre o uso de dispositivos eletrônicos, a relação é de troca. Elas se veem de segunda a sexta-feira, têm o horário de expediente muito parecido, mas não são colegas. Elas são ‘vizinhas de trabalho’ e criaram um vínculo de amizade.
Andressa Ribeiro, 25 anos, Liris Winckelmann, 55 anos, e Clair Braga, 64 anos, são secretárias de consultórios médicos do terceiro andar no Centro Clínico Unimed, no Centro de Venâncio Aires. Cada uma atua com um profissional, mas a parceria entre as três está consolidada.
Liris e Clair trabalham com os médicos há mais de 25 anos, já Andressa é a novata e está há dois anos na profissão. “Eu cheguei e elas me acolheram. Elas cuidam de mim, se preocupam quando estou sozinha aqui”, conta.
Andressa afirma que a relação das três é de amizade e troca de experiências. Afinal, elas procuram umas às outras para tirar dúvidas, contar sobre alguma angústia ou alegria. “Vejo mais elas do que a minha mãe. Recorremos umas às outras nas dificuldades e alegrias”, diz.
Quando uma das secretárias sai do consultório, as outras ficam encarregadas de avisar caso alguém chegue. “A Andressa é a especialista da tecnologia, sempre chamamos ela quando temos dúvida”, destaca Clair, que é a ‘cozinheira’ do grupo e tem até curso de Gastronomia.
Elas dividem o lanche, o presente que ganham de alguém e o chimarrão de cada dia. A erva-mate é dividida e, cada vez que termina um pacote, uma das amigas é responsável pela compra. Já o chá, é Andressa quem leva.
“A Liris é quem faz o chimarrão todos os dias de manhã e vamos levando uma para as outras. Quando uma demora para levar por estar atendendo, a outra busca”, explica Andressa.
PARCERIA
Liris, que trabalha há mais de 30 anos no consultório, considera que é muito importante esse contato com as outras secretárias. “Assim a gente não fica tão sozinha. Eu gosto muito do que faço, me sinto bem no meu lugar de trabalho e essa parceria é muito boa”, completa.
A relação também acontece com secretárias de outros andares. São cerca de 20 profissionais que interagem e se ajudam, principalmente, com o troco. Além disso, o grupo se reúne para uma confraternização no Dia da Secretária e no fim de ano.