A comissão cultural municipal para as solenidade de distribuição da centelha vai contar o processamento da Erva-Mate, através de quatro carros alegóricos que foram montados durante a semana. Os quatro carros vão ser representados pelas entidades tradicionalistas venâncio-airenses. Integrantes das invernadas artísticas do município e do grupo Die Schwalbem encerram a encenação, criada especialmente para o acontecimento através da música ‘Roda, roda essa cuia’.
A solenidade acontece no Parque Municipal do Chimarrão com a presença das 30 delegações, mais nove Estados e da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha. Além das centelhas, os gaúchos vão receber uma bandeira do projeto ‘Laçando a corrupção’, entregues pelo Ministério Público, aos coordenadores de cavalgadas. Segundo a presidente da comissão executiva, Luce Carmen da Rosa Mayer, lembranças da Capital do Chimarrão vão ser entregues aos visitantes contendo, cuia e bomba, personalizada do evento, e material alusivo ao município e ao acendimento da Chama Crioula.
Até ontem, os carros estavam em processo de construção dentro do Ginásio de Exposições, onde estão sendo preparados “com muito carinho e dedicação”, segundo Jaqueline Machry, uma das integrantes da comissão cultural.
Carros alegóricos
Primeiro carro (Sapeco) – que após o corte dos ramos da erveira, são repassados pelas labaredas de uma fogueira feita no local. Onde a finalização desta operação é abrir os vasos da folha provocando uma sedução para sua desidratação, a uma temperatura de 250 graus.
Segundo carro (Secagem, carijo) – método primário artesanal, usando calor direito de uma fogueira, para as folhas se tornarem crespas e quebradiças, para intensa sudação, isto dura cerca de 7 horas.
Terceiro carro (Barbaquá) – mesmo objetivo do carijo, porém o calor é indireto, levado através de um conduto que encontram os ramos depositados. Operação de 14 a 16 horas.
Quarto carro (Cancheamento) – é a trituração de folhas e caules na cancha. A forma primitiva era sobre um carnal de couro cru, onde os ramos vindos do carijo eram golpeados com facão de madeira. O acabamento era feito em pilões.